Siga o OTD

Judô

Matheus Pereira faz novo pódio para o Brasil no Mundial Sub-18

Matheus Pereira vence japonês na disputa pela medalha; Alexia Nascimento fica com o quinto lugar e outros dois brasileiros caíram na primeira rodada

Matheus Camargo, bronze no Mundial Sub-18 de judô
(Emanuele di Feliciantonio/IJF)

Segundo dia e segundo bronze para o Brasil no Mundial Sub-18 de Judô, desta vez  com Matheus Pereira. Ele venceu quatro das cinco lutas que fez na categoria até 66 quilos para sair de Almaty, no Cazaquistão, com a medalha. Outros três brasileiros lutaram nesta quinta (26) com Alexia Nascimento chegando perto do pódio.

Matheus Pereira venceu as três primeiras lutas que fez no Mundial Sub-18 de Judô e só caiu na semifinal. Na disputa pela medalha de bronze venceu Yamato Fukuda, do Japão, nas penalidades. Um dia antes, Laura Soken já havia conseguido um lugar no pódio da competição.

O brasileiro, natural de Santa Catarina, estreou com vitória sobre o americano Dimitri Gamkrelidze, onde forçou três penalidades no adversário. Nas oitavas saiu em desvantagem contra Matin Rzazade, do Azerbaijão. Tomou um waza-ari logo no primeiro minuto da luta, mas reagiu e com um ippon e avançou para as quartas.

Diante do anfitrião Tilegen Tynarbay, Matheus Pereira sofreu duas penalidades e, quando a luta caminhava para o golden score, jogou o cazaque de ippon e se garantiu na semifinal contra Abrek Naguchev. Tomou o golpe perfeito logo no início da luta. O russo acabou sendo campeão.

Chegou perto

Alexia Nascimento estreou na categoria até 48kg feminina vencendo por ippon a alemã Jule Ziegler. Na segunda rodada encarou a cazaque Balnur Abdeshova, onde venceu nas punições e avançou para as quartas de final contra a uzbeque Elizza Bakhodirova. Alexia controlou a luta, forçou duas punições na rival e venceu com um waza-ari.

Na semifinal, confronto duro contra a japonesa Hikari Yoshioka. A adversária forçou uma punição na brasileira e conseguiu um ippon por imobilização. Na disputa do bronze, Alexia Nascimento encarou a húngara Anna Kriza, que venceu por ippon. Assim, a brasileira terminou o Mundial em quinto lugar.

Além dos dois, Felipe Lima e Caio Kiwada também lutaram, ambos na categoria até 60 quilos, e ficaram na primeira rodada.

+ Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Brasil no terceiro dia do Mundial Sub-18 de judô

Na sexta-feira (27), quatro atletas representam o país na corrida por uma medalha no Mundial Sub-18 de Judô. Sarah Vieira (57kg), Maria Eduarda Diniz (63kg), Gustavo Gomes (73kg) e Renan Furtado (81kg) estarão no tatame de Almaty. As lutas classificatórias começam à 1h da manhã de sexta-feira, com as finais sendo disputadas a partir das 7h da manhã, no horário de Brasília.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Mais em Judô