8 5
Siga o OTD

Judô

Laura Soken conquista medalha de bronze no Mundial Sub-18

Laura Soken foi ao pódio após vencer três lutas e perder só uma no primeiro dia do Mundial da categoria

Laura Soken, bronze no Mundial Sub-18 de judô
(Emanuele Di Feliciantonio/FIJ)

A brasileira Laura Soken conquistou a medalha de bronze no Campeonato Mundial Sub-18 de judô que está sendo disputado em Almaty 2019, no Cazaquistão. Além dela, Rebeka Venceslau também chegou na luta que valia pódio nesta quarta (25), mas acabou perdendo e fechou a participação em quinto lugar.

Laura Soken (44kg) ficou com a medalha no Mundial Sub-18 de judô ao derrotar a italiana Asia Avanzato com um waza-ari no golden score. Rebeka Venceslau (40kg) acabou surpreendida pela cazaque Alima Zhumagaliyeva.

Entrando na competição como uma das cabeças de chave, Laura Soken estreou com vitória por ippon sobre a indiana Mansi Mansi. A seguir, nas quartas-de-final, encarou a japonesa Ayuna Miyagi e sofreu seu único revés na competição, tendo que se recuperar na repescagem para manter-se viva na disputa por medalha.

Diante da judoca de Khalimajon Kurbonova, do Uzbequistão, Laura Soken conseguiu novo ippon, garantiu-se na disputa pelo bronze, onde derrotou a italiana Avanzato.

Laura Soken, bronze no Mundial Sub-18 de judô

Laura projeta Avanzato na disputa do bronze (Emanuele Di Feliciantonio/FIJ)

“Essa medalha significa muito para mim. Queria agradecer a Deus, meu sensei, à CBJ e meus amigos. Obrigada a todos”, disse a jovem atleta.

+ Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Mais Brasil no Mundial Sub-18 de judô

Rebeka Venceslau também estreou com vitória por ippon, mas sobre a francesa Ghjuliana Ballo. Ela parou nas quartas diante da húngara Luca Mamira, que fechou o dia com o ouro. Na repescagem superou Paulina Turcan, da Moldávia, com um waza-ari e avançou à disputa pelo bronze, que acabou escapando a poucos segundos do fim..

Cauan Mendes (55kg) e Beatriz Comanche (44kg) também lutaram nesta quarta no Mundial Juvenil. Cauan estreou com vitória por ippon contra o português Joaquim Rovira, mas caiu nas oitavas para o azeri Shukran Zamanli.

Já Beatriz, que fez dobradinha com Laura no 44kg, bateu a mongol Nyamkhishig Amarsanaa por ippon, mas levou três punições diante de Anastasiia Balaban, da Bulgária, e também parou nas oitavas.

Na quinta-feira (26) segundo dia de disputas, o Brasil será representado por outros quatro judocas: Aléxia Nascimento (48kg), Caio Kiwada (60kg), Felipe Lima (60kg) e Matheus Pereira (66kg). O país não tem judoca inscrita no 52kg. As lutas classificatórias começam à 1h da manhã e as finais serão a paritr das 7h no horário de Brasília.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Mais em Judô