A sexta-feira (20), primeiro dia de combates do Campeonato Brasileiro Interclubes – Troféu Brasil de Judô, levou ao tatame do Ginásio do Cruzeiro, em Brasília, judocas de oito categorias – Ligeiro ao Meio-Médio, feminino e masculino. No final, cinco clubes conseguiram fazer campeões e abriram vantagem na disputa pelos títulos gerais masculino e feminino.
RESULTADOS TROFÉU BRASIL – DIA 1
Destaque para o Clube Paineiras do Morumby, que lidera parcialmente o quadro geral entre os homens graças aos títulos do ligeiro Allan Kwabara (60kg) e do leve Eduardo Katsuhiro (73kg), e para o Esporte Clube Pinheiros, primeiro colocado no feminino com os ouros de Gabriela Chibana (48kg) e Larissa Pimenta (52kg). O Pinheiros ainda teve um ouro no meio-leve masculino, com Kainan Pires, que venceu Michael Marcelino na final.
“É competição muito forte, com atletas que já estão rodando internacionalmente. Eu fiquei um tempo apagado e é um peso que eu estou tirando das minhas costas poder voltar ao lugar mais alto do pódio”, disse Kainan, que fez parte das seleções de base do Brasil nos últimos anos.
+JÁ CONHECE O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO YOUTUBE?
“Estou muito feliz por conquistar meu terceiro título de Troféu Brasil. Estou aqui pelo Esporte Clube Pinheiros, clube que sempre me acolheu e dedico essa medalha a eles”, comemorou Pimenta após garantir o ouro em vitória sobre Yasmim Lima, do Instituto Reação.
O clube carioca também teve uma campeã neste sábado. A peso Leve Tamires Crude (57kg) derrotou Ketleyn Nascimento, do Pinheiros, na final da categoria e garantiu a primeira dourada do Reação.
Da mesma forma, a Sogipa, do Rio Grande do Sul, terminou o dia com um ouro de Aléxia Castilhos no meio-médio feminino (63kg) após grande final contra Mariana Silva, do Minas.
“Muitos atletas optaram por se poupar por conta da proximidade entre o Mundial e o Grand Slam de Brasília, mas eu fiz questão de lutar o Troféu Brasil. Nos últimos dois anos bati na trave, fiquei em segundo, e queria muito esse título”, apontou Aléxia.
Por fim, o Minas Tênis Clube também subiu ao lugar mais alto do pódio com o título do novato Guilherme Schimidt, que foi revelado pela Academia Marques Guiness, do Distrito Federal, e transferiu-se recentemente para Belo Horizonte.
“Estou muito feliz de poder lutar em casa com essa torcida formada por meus parceiros de treino. Só tenho a agradecer meu clube pela confiança. Meu foco é o Mundial Júnior, estou treinando duro para conseguir um resultado lá. Essa conquista é mais um passo na minha carreira”, afirmou Schimidt.
As disputas do Troféu Brasil continuam neste sábado, 21, com as categorias 70kg, 78kg, +78kg, 90kg, 100kg e +100kg. No domingo e na segunda-feira, os clubes voltam ao tatame, dessa vez, para brigar pelo título nacional por equipes mistas no Grand Prix Nacional de Judô.