A Taça Brasil Sub-21 de Judô definiu neste domingo, 12, seus últimos campeões com as disputas dos pesos Médio, Meio-Pesado e Pesado na Arena Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte. Com os resultados finais, o Esporte Clube Pinheiros ficou em primeiro lugar no masculino, com três ouros e dois bronzes. No feminino, o primeiro lugar geral foi para o Minas Tênis Clube, que conquistou dois ouros.
Neste domingo, entre as meninas, os ouros ficaram com Eduarda Rosa (70kg/Grêmio Náutico União), Laislaine Rocha (78kg/Sesi-SP) e Anna Karolina Belém dos Santos (+78kg/Instituto Reação).
A peso pesado do Reação tem 16 anos, ainda é da classe Juvenil, mas não se intimidou diante das adversárias mais experientes e venceu todas as quatro lutas do rodízio por ippon.
No 70kg, a decisão foi equilibrada, com luta acirrada entre Eduarda Rosa, do Grêmio Náutico União, e Vitória Silva, do Clube Athlético Paulistano. A vitória foi decidida no golden score, com vitória para Eduarda Rosa
A final do 78kg garantiu uma dobradinha para o Sesi-SP, com a vitória de Laislaine Rocha por ippon sobre sua colega de equipe Giovana Fontes.
Já nas chaves masculinas, os detaques foram os campeões Igor Morishigue (90kg/EC Pinheiros), Lucas Lima (100kg/EC Pinheiros) e Lucas Brito (+100kg/Associação de Judô de Araçatuba).
Na decisão pelo ouro do 90kg, Morishigue conseguiu o ippon sobre Marcelo Fonseca (Ass. Fort Judô Clube) para ser campeão.
No 100kg, Lucas Lima (100kg/EC Pinheiros) levou a melhor no rodízio, vencendo suas quatro lutas.
E no +100kg, Lucas Brito, da Associação de Judô de Araçatuba, derrotou Gustavo Balota Prado, da Associação de Judô Budokan de Peruíbe, para ficar com o título da Taça Brasil.
No sábado, foram definidos os medalhistas dos pesos Ligeiro, Meio-Leve, Leve e Meio-Médio, com vitórias para João Paulo Correia (60kg/EC Pinheiros), Michael Marcelino (66kg/Sesi-SP), Jeferson Santos Jr (73kg/Instituto Reação) e Marcelo Gomes (81kg/Judô Belarmino), no masculino, além de Amanda Lima (48kg/Minas Tênis Clube), Maria Taba (52kg/Minas Tênis Clube), Shirlen Nascimento (57kg/AD São Caetano) e Gabriella Moraes (63kg/São Bernardo do Campo), no feminino.
Todos eles somaram importantes 180 pontos no ranking nacional sub-21 que definirá, após o Estágio Internacional de Leibnitz, na Áustria, os classificados para representar o Brasil no Campeonato Pan-Americano Júnior de Cali, na Colômbia, neste ano. Os líderes do ranking nacional sub-21 após Leibnitz serão os classificados.