O Campeonato Brasileiro Interclubes – Taça Brasil Sub-21 de Judô começou neste sábado (11) levando à Arena Minas, em Belo Horizonte, judocas das categorias Ligeiro, Meio-Leve, Leve e Meio-Médio em busca das medalhas e dos 180 pontos no Ranking da Base CBJ.
Com os resultados do primeiro dia, o Minas Tênis Clube lidera parcialmente o quadro geral feminino, com dois ouros, e o Esporte Clube Pinheiros está em primeiro no masculino, com um ouro e dois bronzes.
Na parte da manhã, foram definidos os pesos Ligeiro e Meio-Leve nos dois naipes. Destaque para os campeões João Paulo Correia (60kg/EC Pinheiros), Michael Marcelino (66kg/Sesi-SP), Amanda Lima (48kg/Minas Tênis Clube) e Maria Taba (52kg/Minas Tênis Clube).
João venceu a final contra Luís Coelho (60kg/Clube Paineiras do Morumby); Marcelino bateu João Santos (66kg/Minas Tênis Clube); Amanda superou Aléxia Nascimento (48kg/Judô Futuro) e Taba ganhou de Bárbara Vitorino (52kg/São João Tênis Clube).
Parte da tarde
O período da tarde da Taça Brasil Sub-21 de Judô foi protagonizado pelas disputas nos pesos Leve e Meio-Médio, que tiveram como campeões os judocas Jeferson Santos Jr (73kg/Instituto Reação), Shirlen Nascimento (57kg/AD São Caetano), Gabriella Moraes (63kg/São Bernardo do Campo) e Marcelo Gomes (81kg/Judô Belarmino), que não conteve a emoção e foi às lágrimas após derrotar Guilherme Schimidt, do Minas, na final.
“Passei por algumas dificuldades pessoais nos últimos meses e cheguei a pensar em desistir, sair do judô definitivamente. Acho que eu consegui desabafar aqui no tatame, foi emocionante e por isso que esse título foi muito importante para mim”, revelou Marcelo.
Mais Taça Brasil Sub-21
As outras finais do dia também guardaram uma pitada de emoção e rivalidade. No 73kg, Jeferson Santos Jr, do Reação, derrotou Pedro Medeiros, da Umbra, ambos do Rio de Janeiro.
No 57kg, Shirlen Nascimento venceu Thayane Lemos, também do Reação. E no 63kg, a vice-campeã mundial juvenil, Gabriella Moraes, levou a melhor sobre Ryanne Lima, da Sogipa.
A Taça Brasil Sub-21 de Judô continua neste domingo, 12, com as disputas das categorias Médio, Meio-Pesado e Pesado, a partir das 10h.
A competição vale pontos que definirão, após o Estágio Internacional de Leibnitz, na Áustria, os classificados para representar o Brasil no Campeonato Pan-Americano Júnior de Cali, na Colômbia, neste ano. Os líderes do ranking nacional sub-21 após Leibnitz serão os classificados.