A brasileira Ketleyn Quadros ficou a poucos centímetros de subir no pódio do GP de Tel Aviv de judô, nesta sexta-feira. Ela perdeu a decisão para a holandesa Sanne Vermeer por estrangulamento. Segundos antes, a brasileira havia jogado a rival anotando um waza-ari que por alguns centímetros a mais de giro certamente seria um ippon.
Ketleyn fez quatro lutas na competição, ganhou as duas primeiras e chegou a semifinal. Acabou perdendo a disputa pela decisão e foi tentar o bronze. Sai do GP de Tel Aviv com o quinto lugar, somando 252 pontos no ranking mundial. Vermeer é atual campeã mundial júnior, foi vice em 2017 e em 2015 levou o ouro no Mundial Cadete.
Alex Pombo (73kg) também estava programado para lutar na sexta, mas não entrou no tatame. Até por volta das 15h10 a CBJ ainda não havia respondido o motivo da ausência.
Mais Brasil no GP de Tel Aviv
O GP de Tel Aviv de judô continua neste sábado, terceiro e último de competições. O Brasil será representado por Gustavo Assis (90kg), que estreia contra o canadense Mohab El Nahas. O Planeta Ippon disponibiliza transmissão ao vivo do bloco final a partir das 13h.
A seleção levou outros três atletas para o GP de Tel Aviv. No primeiro dia lutaram Nathália Brigida (48kg), conquistou a medalha de bronze, Felipe Kitadai (60kg) e Diego Santos (66kg), ambos caíram na segunda luta.
> Confira a chave completa atualizada ao vivo
Dentre os maiores torneios internacionais, o GP, ou Grand Prix, é o que soma menos pontos no ranking. São 700 para o campeão, mais 490 ao vice, outros 350 aos terceiros colocados e 252 para quem perder a disputa do bronze. Apesar disso, tem peso pois o ranking mundial é critério na disputa pela vaga nos Jogos de Tóquio 2020.