A brasileira Alana Maldonado está na disputa pelo prêmio de melhor atleta das Américas 2018, oferecido pelo Comitê Paralímpico das Américas. A judoca se consagrou no ano passado, pois foi a primeira brasileira campeã mundial na história do judô paralímpico.
Maldonado concorre contra outros dez participantes e a votação é aberta ao público. O anúncio dos concorrentes foi feito nesta quarta 16 e a votação vai até dia 30. Por conta disso, em sua página nas redes sociais, a brasileira pediu para o público votar nela (clique aqui e vote).
Além de ter conquistado o ouro no mundial, a brasileira é a líder do ranking global de sua categoria (70kg). Por fim, também foi eleita “atleta do ano” pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.
Alberto Abarza, nadador chileno; Alejandro Perea Arango, ciclista colombiano; Camila Haase, nadadora costarriquenha; Fernando Fuentes, nadador salvadorenho; Gabriel Cuadra, do atletismo da Nicarágua; Gustavo Villafane, do basquete em cadeira de rodas da Argentina; Jose de Jesus Castillo, halterofilista mexicano; a canadense Mollie Jepsen e a americana Oksana Masters, ambas dos esportes na neve; e, por fim, Pilar Jauregui, do badminton do Peru.
Garimpo de Alana Maldonado
O ouro inédito do mundial não veio por acaso, pois a atleta do Palmeiras já havia feito a final olímpica no Rio 2016. Ela também conquistou a Copa do Mundo 2017, no Uzbequistão, e o Open 2018, na Alemanha.
No Mundial do ano passado, em Portugal, Alana entrou como cabeça-de-chave e entrou, portanto, nas oitavas. Na estreia, venceu Zulfiyya Huseynova, do Azerbaijão e, em seguida, passou pela croata Lucija Breskovic. Na final, a vitória sobre a uzbeque Vasila Aliboeva, mas não foi fácil. Precisou de uma virada, com uma imobilização a poucos segundos do fim.