A Confederação Brasileira de Judô promoveu durante esta semana um treinamento de campo especial para judocas da região Nordeste do Brasil. Cerca de 40 atletas de sete estados nordestinos foram convidados para participar dos treinos das seleções de Brasil e Japão, que estão na Bahia para a disputa do Desafio Internacional de Judô, marcado para os dias 20 e 21 de dezembro.
Todos eles vieram no ônibus disponibilizado pela CBJ, que passou por sete capitais nordestinas até chegar ao destino final, em Lauro de Freitas (BA). A “caravana do judô” passou por Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife, Maceió, Aracaju e Salvador.
“Valeu muito a pena vir aqui. No estado não tem muita diversidade de treino. Aqui, tem a experiência de todos os estados do Nordeste, da seleção japonesa e brasileira, tudo para melhorar o treinamento”, disse o judoca Pedro Barbosa, de 19 anos, de Arapiraca (AL), que encarou as 35 horas de viagem até Salvador para participar do treino e garante que aprendeu bastante. “Foi a primeira vez que treinei com um atleta japonês. É totalmente diferente o ritmo do treino que estamos acostumados aqui. O que mais aprendi foi no kumi kata. Eles têm estilos de pegadas muito diversificadas”, completou.
O caminho de volta começará na noite dessa quinta-feira (20), com os jovens judocas voltando para casa com a bagagem cheia de novas experiências e aprendizados.