Samanta Soares e Leonardo Gonçalves conquistaram o bronze Grand Prix de Haia de judô neste sábado. Gonçalves venceu Rafael Buzacarini na disputa pela medalha, e Samanta bateu a chinesa Zhenzhao Ma. Foi o último dia de competições na Holanda, e o Brasil sai de lá com 3 pódios. Na sexta, Eleudis Valentim (52kg) conquistou a prata e no sábado ficamos sem subir ao pódio.
Samanta garimpou sua quinta medalha nos últimos cinco torneios que disputou. Quatro bronzes e o ouro do Mundial Militar disputado no Rio uma semana antes.
Ela chegou à disputa pelo bronze após perder a semifinal para a francesa Sama Camara, sofreu um ippon logo no começo do combate. Havia estreado com vitória por ippon contra a espanhola Laia Talarn, e depois derrotou a holandesa nona do mundo Karen Stevenson, também aplicando o golpe perfeito do judô. Na luta do bronze venceu após a chinesa tomar três punições e ser desclassificada.
A disputa entre os brasileiros foi equilibrada (assista abaixo). Gonçalves quase marcou primeiro e Buzacarini respondeu com um soto makikomi que também chegou perto da pontuação. O waza-ari vencedor saiu de uma entrada sem sucesso de Buzacarini. Gonçalves aproveitou o contra-ataque e marcou o ponto.
“A partir desse ano começaram a contar os pontos para a Olimpíada de 2020, então cada ponto, nem que seja um pouquinho a mais como foi hoje, está valendo muito”, disse logo após receber a medalha.
Leonardo foi até a semifinal e perdeu o lugar na decisão para o bielo-russo Mikita Sviryd. Para chegar lá venceu a estreia dando o troco no russo Niiaz Bilalov, para quem perdera no Grand Prix de Cancun, e depois no norte-americano L.A. Smith III, que o havia vencido no Panamericano de Lima de judô, em março. O rival seguinte seria o georgiano Varlam Liparteliani, vice-campeão do mundo e número 1 do ranking, mas ele teve de desistir da luta e dar a vaga na semifinal para o brasileiro.
Buzacarini venceu o ucraniano Danylo Hutsol e o francês Cyrille Maret, medalhista de bronze no judô do Rio 2016. Perdeu a semifinal para o holandês Michael Korrel, segundo do ranking, e na repescagem passou pelo russo Kasbek Zankishiev.
[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=WBxBJAVxLWI[/embedyt]
Brasileiros
Eduardo Bettoni foi o primeiro brasileiro a lutar e venceu o alemão Dario Kurbjeweit na estreia do Grand Prix de Haia, mas perdeu logo a seguir para o checo David Klammert. Ainda nos 90kg, Rafael Macedo caiu na estreia diante do eslovaco Peter Zilka (clique aqui para ver as chaves).
Luta a luta – domingo
Bronze
Leonardo Gonçalves (100kg) venceu o brasileiro Rafael Buzacarini (waza-ari)
Samanta Soares (78kg) venceu a chinesa Zhenzhao Ma (ippon/hanzokumake)
Rafael Buzacarini (100kg) perdeu para o brasileiro Leonardo Gonçalves (waza-ari)
Repescagem
Rafael Buzacarini (100kg) venceu o russo Kasbek Zankishiev (ippon)
Semifinal
Samanta Soares (78kg) perdeu para a francesa Sama Camara (ippon)
Leonardo Gonçalves (100kg) perdeu para o bielo-russo Mikita Sviryd (waza-ari)
Quartas-de-final
Samanta Soares (78kg) venceu a holandesa Karen Stevenson (ippon)
Leonardo Gonçalves (100kg) venceu o georgiano Varlam Liparteliani (ippon/desistência)
Rafael Buzacarini (100kg) perdeu para o holandês Michael Korrel (ippon/dois waza-aris)
Terceira Rodada
Leonardo Gonçalves (100kg) venceu o norte-americano L.A. Smith III (ippon)
Rafael Buzacarini (100kg) venceu o francês Cyrille Maret (ippon/dois waza-aris)
Segunda Rodada
Samanta Soares (78kg) venceu a espanhola Laila Talarn (ippon)
Leonardo Gonçalves (100kg) venceu o russo Niiaz Bilalov (ippon/dois waza-aris)
Rafael Buzacarini (100kg) venceu o ucraniano Danylo Hutsol (ippon/hanzokumake)
Rafael Macedo (90kg) perdeu para o eslovaco Peter Zilka (ippon)
Eduardo Bettoni (90kg) perdeu para o checo David Klammert (ippon)
Primeira Rodada
Eduardo Bettoni (90kg) venceu o alemão Dario Kurbjeweit (waza-ari)