8 5
Siga o OTD

Judô

Eleudis Valentim conquista a prata no Grand Prix de Haia

No Grand Prix holandês, brasileira venceu as quatro lutas da manhã, mas acabou perdendo a final para belga medalhista olímpica nos 52kg. Neste sábado tem mais brasileiros no tatame, assista ao vivo aqui pelo blog

Valentim, à esquerda, ao lado de Van Snick, Astride Gneto e Reka Pupp

A brasileira Eleudis Valentim (52kg) conquistou a medalha de prata do Grand Prix de Haia de Judô nesta sexta, após disputar a final contra Charline Van Snick. Valentim venceu as quatro lutas da manhã para alcançar a decisão, mas sucumbiu logo no início do combate diante da belga, bronze nos Jogos de Londres 2012. Neste sábado tem o segundo dia de lutas com brasileiros. Acompanhe ao vivo aqui pelo blog a partir das 7h.

“Feliz com a prata. Acho que é muito importante a gente conseguir ficar entre as melhores”, disse Eleudis, já de medalha no peito. “Como eu sonho com Tóquio 2020, acho que foi um passo importante”, completou, soridente.

Ela chegou à decisão passando por Astride Gneto na semifinal. O tempo normal da luta terminou com o placar zerado, duas punições contra a brasileira e só uma para a francesa. No Golden Score, a brasileira repetiu a estratégia que havia dado certo nas lutas anteriores contra a inglesa Chelsie Giles e a húngara Reka Pupp: aumentou o volume e conseguiu a desclassificação de Gneto pelas punições.

Na estreia derrotou a belga Amber Ryheul dominando especialmente a metade final da luta, quando marcou dois waza-aris e o consequente ippon (veja abaixo).

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=ph4zeDu1JcE[/embedyt]

Ainda nesta sexta, Felipe Kitadai lutou pelo bronze contra o campeão mundial de 2014, Boldbaatar Ganbat, e acabou perdendo por waza-ari. Phelipe Pelim (60kg) também fez boa campanha, chegou a estar vencendo as quartas contra outro mongol, Amartuvsh Dashdavaa, sétimo do ranking, mas sofreu a terceira punição no final da luta e foi desclassificado. Parou na repescagem.

O Brasil competiu na sexta também com Sarah Menezes (48kg), Nathália Brígida (48kg), Larissa Pimenta (52kg), Daniel Cargnin (66kg) e Charles Chibana (66kg) (veja abaixo todos os resultados).

Kitadai levanta o holandês Verhorstert (Foto: Robin Willingham/IJF)

Sábado e domingo

No sábado vamos com Ketleyn Quadros (63kg), Yanka Pascoalino (63kg), Maria Portela (70kg), Ellen Santana (70kg) no feminino, além de Eduardo Barbosa (73kg) e David Lima (73kg) no masculino. Domingo tem Samanta Soares (78kg), Rafael Macedo (90kg), Eduardo Bettoni (90kg), Leonardo Gonçalves (100kg) e Rafael Buzacarini (100kg). Acompanhe ao vivo aqui pelo blog a partir das 7h.

Não estamos nos dois pesados, nem nos 57kg (feminino) e 81kg (masculino).

Portela, Eduardo Barbosa e Rafael Macedo são cabeças-de-chave e pegam vencedores de lutas entre atletas de ranking alto. Eduardo tem no caminho Lasha Shavdatuashvili, georgiano terceiro o mundo e vencedor de Abu Dhabi.

Samanta Soares vem num ano bom e ficou com a espanhola Laia Talarn, mais experiente no judô, na primeira rodada. Se conseguir chegar na final da chave pode enfrentar a nona do mundo Karen Stevenson, que deve estar doida por uma medalha. Ela disputou seis torneios no ano, chegou a cinco disputas pelo bronze e perdeu todas! E uma delas para Samanta. Verdade que a holandesa começou o ano com uma prata no Grand Slam de Paris.

Leonardo Gonçalves pega logo de cara o russo Niiaz Bilalov. Eles fizeram a final da chave em Cancun e foi o russo que avançou para a semifinal, até acabou ganhando o torneio. Na chave tem ainda o vice-campeão mundial Varlam Liparteliani, da Georgia, que é também o número 1 do mundo. Nessa categoria o Brasil tem também Rafael Buzacarini, que estreia contra um ucraniano. O holandês Michael Korrel, número 2 do ranking, tá na chave.

Ellen Santana luta contra uma espanhola e se vencer pega a sueca sétima do mundo Anna Bernholm. As adversárias dae Ketleyn Quadros e Yanka Pascolino, ambas no 63kg, são a russa Valentina Kostenko e a marroquina Sofia Belattar, pela ordem. David Lima pega um polonês e Eduardo Bettoni  encara um alemão na estreia do Grand Prix em Haia.

Resultados Brasileiros – sexta-feira
Clique aqui para acompanhar as chaves ao vivo

Prata
Eleudis Valentim (52kg) perdeu para a belga Charline Van Snick

Bronze
Felipe Kitadai (60kg) perdeu para o mongol Boldbaatar Ganbat

Semifinal
Eleudis Valentim (52kg) venceu a francesa Astrid Gneto

Repescagem
Felipe Kitadai (60kg) venceu o holandês Jorre Verstraeten
Phelipe Pelim (60kg) perdeu para o francês Romaric Bouda

Quartas
Eleudis Valentim (52kg) venceu a húngara Reka Pupp
Phelipe Pelim (60kg) perdeu para o mongol Amartuvsh Dashdavaa
Felipe Kitadai (60kg) perdeu para o japonês Dai Aoki

Segunda Luta
Sarah Menezes (48kg) perdeu para a ucraniana Maryna Cherniak
Felipe Kitadai (60kg) venceu o russo Albert Oguzov
Phelipe Pelim (60kg) venceu o esloveno Matjas Trbovc
Eleudis Valentim (52kg) venceu a britânica Chelsie Giles
Daniel Cargnin (66kg)  perdeu para o alemão Sebastian Seidl
Charles Chibana (66kg) perdeu para o japonês Kiyotaka Kido

Primeira Luta
Sarah Menezes (48kg) venceu a norte-americana Ashlyn White
Nathália Brígida (48kg) perdeu para a japonesa Aya Sakagami
Felipe Kitadai (60kg) venceu o holandês Ivo Verhorstert
Phelipe Pelim (60kg) venceu o húngaro Csaba Szabo
Eleudis Valentim (52kg) venceu a belga Amber Ryheul
Larissa Pimenta (52kg) perdeu para a italiana Odette Giuffrida
Daniel Cargnin (66kg) venceu o polonês Lukasz Kielbasinski
Charles Chibana (66kg) venceu o italiano Manuel Lombardo

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Mais em Judô