Muda o dia, mas o Brasil continua o senhor dos tatames no 38º Mundial Militar de judô, que termina hoje no Rio de Janeiro. Rafael Macedo, Samanta Soares, Maria Suelen Altheman e Eduardo Yudy venceram todas as suas lutas e vão disputar as finais de suas categorias. David Moura, Eduardo Bettoni, Leonardo Gonçalves, Alexia Castilhos e Ellen Santana também permanecem na disputa e tentam o bronze.
Eduardo Yudy (-81kg) vai reeditar o duelo da final por equipes contra o russo Alan Khubetsov. Lá, o brasileiro começou perdendo, mas virou com um ippon no Golden Score. Khubetsov é o atual quinto do mundo e vencedor do Grand Prix de Budapeste, em agosto. Yudy é o 12º do ranking mundial.
Maria Suelen Altheman (+78kg) também encara uma rival mordida, a francesa Julia Tolofua. Elas fizeram a quinta e última luta da final por equipes feminina, com a brasileira vencendo ao forçar três punições para a adversária.
Rafael Macedo (-90kg) vai entrenfar o francês Lorenzo Pericone, algoz do brasileiro Eduardo Bettoni nas quartas-de-final do torneio. Samanta Soares (-78kg) encara a forte russa Aleksandra Babintseva, atual 21º do mundo, duas posições à frente da brasileira.
Bronze
Alexia Castilhos (-63kg) ficou bem perto de um feito. Ela chegou até a semifinal, quando encarou nada menos do que Clarisse Agbegnenou, atual vice-campeã olímpica, tri mundial e líder do ranking da FIJ. A brasileira fez uma boa luta e só foi derrotada nos segundos finais, quando a francesa encaixou uma técnica de perna e conseguiu o ippon. Pelo bronze, pega a polonesa Agata Ozdoba, 14ª do ranking e medalhista de bronze no Mundial de Budapeste no ano passado. Castilhos é número 28 do mundo.
Ellen Santana (-70kg), a atleta mais nova da deleção brasileira, também enfrentou uma pedreira na classificatória. Logo na estreia pegou a vice-campeã mundial Marie-Ève Gahié, da França. Acabou perdendo e, na disputa do bronze, tem a eslovena Anka Pogacnik.
Leonardo Gonçalves (-100kg) disputa contra o Sérvio Bojan Dosen. Ambos já se encontraram no circuito mundial, e o brasileiro levou a melhor no Grand Prix de Zagreb, no ano passado. Eduardo Bettoni pega o chinês Wei Wang, e David Moura (+100kg), o sírio Yahya Hasaba.
Yanka Pascoalino (-63kg) também disputou o torneio sendo derrotada na estreia para a russa Kamila Badurova e acabou ficando fora da disputa por medalha.
Garimpo Dourado
Nos dois primeiros dias do Mundial Militar de judô, o Brasil foi o grande destaque. Na competição por equipes, que abriu o torneio, tanto as seleções masculina quanto a feminina levaram as medalhas de ouro após duas finais emocionantes contra Rússia e França respectivamente.
No segundo dia, o primeiro com as lutas individuais, o Brasil levou quatro ouros com Rafaela Silva (-57kg), Eric Takabatake (-60kg), Jessica Pereira (-52kg) e Charles Chibana (-66kg) e mais três bronzes com Gabriela Chibana (-48kg), Tamires Crude (-57kg) e Marcelo Contini (-73kg).