O Brasil continua dando as cartas no Mundial Militar de judô do Rio. Nesta manhã, todos os atletas que entraram nos tatames se credenciaram para a disputa de medalhas, sendo quatro na final de suas categorias e os outros quatro na briga pelo bronze. As disputas voltam às 15h.
Rafaela Silva (-57kg), Jéssica Pereira (-52kg), Charles Chibana (-66kg) e Eric Takabatake (-60kg) venceram todas as suas lutas e vão para o ouro. Já Daniel Cargnin (-66kg), Marcelo Contini (-73kg), Gabriela Chibana (-48kg) e Tamires Crude (-57kg) perderam uma, mas ainda podem alcançar uma medalha.
A grande final do dia promete ser entre Rafaela Silva e Helene Receveaux. A francesa perdeu ontem para a brasileira por um waza-ari na decisão por equipes do mundial, mas derrotou a brasileira com uma chave de braço nas quartas do torneio por equipes do Mundial de Baku no final de setembro.
Rafaela é atual campeã olímpica e 11ª do ranking mundial, Receveaux está uma posição à frente da brasileira e venceu todas as quatro lutas que ambas fizeram em competições da FIJ. Vale destacar também que Receveaux bateu a brasileira Tamires Crude nas classificatórias da manhã de hoje.
Outro duelo das finais por equipes de ontem que vai se repetir no individual hoje é entre Charles Chibana e o russo Alim Balkarov. Chibana venceu na segunda luta da decisão após o Brasil ter perdido a primeira. O brasileiro também pode ‘vingar’ Daniel Cargnin, derrotado pelo russo na semifinal hoje pela manhã.
Revanche também será um tempero a mais no confronto entre Takabatake e outro russo, Sakhavat Gadzhiev. Os dois se enfrentaram no Grand Slam de Ekaterinburg em março e Gadzhiev venceu por um waza-ari na repescagem, tirando o brasileiro do caminho para o bronze.
Jessica Pereira vai enfrentar a Yulia Kazarina. Elas nunca se enfrentaram em torneio da federação internacional e também não lutaram na semifinal por equipes de ontem, quando o Brasil fez 3 a 0.
Bronze
Cargnin contestou muito a decisão do árbitro que deu a vitória a Balkarov na semifinal, já no Golden Score da disputa. O juiz ainda levou um tempo para confirmar o ponto do russo. Na decisão do bronze, enfrenta o casque Amirbek Zhengissov.
Marcelo Contini venceu três lutas antes de perder a semifinal e ir para a disputa do bronze na chave com mais competidores do dia. Ele enfrenta David Gomozov, da Rússia, que caiu nas quartas e se recuperou na repescagem.
Já Tamires Crude e Gabriela Chibana pegam as chinesas Yu Lan e Zixiao Guo, respectivamente, na briga pelo bronze. Nas classificatórias, Tamires venceu a primeira luta antes de cair para Receveaux, e Chibana ficou na estreia ao ser derrotada pela russa Irina Dolgova, quinta do ranking mundial, atual campeã europeia e finalista na tarde de hoje.