Siga o OTD

Jogos Olímpicos de Inverno

Time Brasil treina rumo à estreia em PyeongChang 2018

Time Brasil treina rumo à estreia em PyeongChang 2018
Christian Dawes/ COB

Atletas brasileiros treinam em preparação para os Jogos Olímpicos de Inverno PyeongChang 2018.

Enquanto aguardam a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno PyeongChang 2018, marcada para o dia 9, os atletas do Time Brasil que já chegaram à Coreia seguem treinando sob as baixas temperaturas da sede olímpica. Nesta terça-feira (6), além de Michel Macedo, participaram de treinamentos já em seus respectivos locais de competição, Jaqueline Mourão e a equipe de bobsled.

Com a proximidade dos Jogos, o atleta entra na fase de polimento, baixando a intensidade do treino para chegar à competição no auge de sua força e energia. Mas é importante conhecer e se familiarizar com o terreno onde irá competir, além da própria instalação esportiva. A atleta de esqui cross country Jaqueline Mourão treinou pelo segundo dia seguinte no Alpensia Centre, onde disputará a prova de 10km estilo livre de cross country no dia 15.

A pista da disputa de cross country foi construída em cima de um campo de golfe. “O treino foi muito bom. O percurso é muito bonito, o lugar é muito legal. É um percurso técnico, com muitas subidas, e poucas descidas, mas bem longas. Por isso a preparação do esqui vai ser muito importante. Eu adoro subidas, que são boas para mim”, disse Jaqueline.

“Como a pista é em cima de um campo de golfe, em algumas áreas os esquis quase param. A velocidade muda muito rapidamente pelo tipo do terreno. Então tenho que estar atenta e memorizar a pista e suas características, para no dia da prova estar bem familiarizado”, concluiu a atleta mineira, indo para sua sexta-edição olímpica, um recorde nacional.

A equipe de bobsled, formada por Edson Bindilatti, Odirlei Pessoni, Rafael Souza, Edson Martins e o reserva Erick Vianna, participou de uma caminhada na pista da competição, além de realizar exercícios na academia da Vila. Caminhar na pista é fundamental para que o piloto memorize o percurso. Os treinos oficiais começam nesta quarta-feira (7). “Estamos reconhecendo a pista e sentindo o clima da competição. Mas estamos loucos para iniciar as descidas”, disse Odirlei Pessoni.

Chegadas

Na quarta-feira (7), chegam a PyeongChang mais dois integrantes da delegação brasileira. A snowboarder Isabel Clark, que segue para sua quarta participação olímpica, sempre na prova de Snowboard Cross. Isabel é a responsável pelo melhor resultado do Brasil em Jogos de Inverno, a nona colocação em Turim 2006. Na quarta, também chega Victor Santos. O atleta paulista é um dos jovens destaques do projeto social Ski na Rua, do atleta olímpico Leandro Ribela (Vancouver 2010 e Sochi 2014).

Mais em Jogos Olímpicos de Inverno