Ekaterina Alexandrovskaya, patinadora de origem russa que competiu nos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang-2018 pela Austrália, foi encontrada morta neste sábado (18) em Moscou (RUS). Segundo a agência de notícias estatal russa “TASS”, a polícia local considera o suicídio como uma das possíveis causas da morte.
The skating family mourns the loss of Ekaterina Alexandrovskaya (AUS). The ISU shares its heartfelt condolences with her family, friends and teammates.
Please check the link below to learn more about Alexandrovskaya’s career. RIP 🖤https://t.co/m6FWlBo2Jf pic.twitter.com/40os6bYhHT
— ISU Figure Skating (@ISU_Figure) July 18, 2020
A dupla que fez história pela Austrália
Harley Windsor, que disputou o torneio de duplas na Olimpíada de Inverno de Pyeongchang, se pronunciou sobre o ocorrido. “As palavras não podem descrever como me sinto agora, estou arrasado e com muita raiva e triste pela repentina morte de Katia. O que alcançamos durante a nossa parceria é algo que nunca esquecerei e sempre manterei perto do meu coração. Esta notícia é algo para o qual você nunca pode se preparar. Descanse em paz, Katia”.
Os atletas se uniram em 2016, quando Ekaterina Alexandrovskaya conseguiu a cidadania australiana. A partir de então, a dupla conquistou dois títulos nacionais e foi ouro no Campeonato Mundial Júnior de 2017. Foram os primeiros patinadores do país a conseguir tal feito.
+ ‘Estou me sentindo indo para Olimpíada’, diz Arthur Zanetti
Em fevereiro deste ano, por conta de problemas de saúde, Ekaterina Alexandrovskaya e Harley Windsor anunciaram o encerramento da parceria. “Com profunda tristeza e um coração pesado, Katia e eu somos incapazes de continuar”, comentou Harley na ocasião.
Palavras do Comitê
O Comitê Olímpico Australiano divulgou um comunicado descrevendo a notícia como um “golpe terrível”. Segundo Ian Chesterman, chefe da missão australiana nos Jogos Olímpicos de Pyeongchang comentou sobre o falecimento de Ekaterina Alexandrovskaya.
“Ela era quieta e humilde, mas incrivelmente determinada a ser a melhor que poderia ser. Estamos todos profundamente tristes ao ouvir as notícias hoje. A vida desde os Jogos não foi fácil para ela e este é outro lembrete oportuno de quão frágil é a vida”.
Geoff Lipshut, executivo-chefe do Instituto Olímpico de Inverno da Austrália, acrescentou: “Ekaterina Alexandrovskaya e Harley Windsor foram os primeiros campeões mundiais de patinação artística da Austrália. Ela veio à Austrália para realizar seus sonhos esportivos. As notícias de hoje são tão tristes que meus pensamentos estão com a família de Katia na Rússia”.