Gabriella Moraes (63kg) e David Lima (73kg) ficaram com a prata, enquanto Gabrielle Gonzaga (57kg) e Tiago Pinho (81kg) conquistaram bronze nesta segunda-feira, em Cochabamba
Nesta segunda-feira, 28, segundo dia de competições dos XI Jogos Sul-Americanos de Cochabamba 2018, o judô brasileiro repetiu o desempenho do primeiro dia e os quatro atletas que lutaram foram para as disputas por medalhas, conquistando duas pratas e dois bronzes. Agora, o Brasil tem dois ouros, três pratas e três bronzes no judô, que segue com 100% de aproveitamento.
O primeiro pódio do dia foi garantido por Gabriella Moraes (63kg), que conquistou a prata no meio-médio feminino ao vencer três das suas quatro lutas no sistema de rodízio. Ela derrotou Estefanía García (ECU), Anette Aguilar (BOL) e Gimena Laffeuillade (ARG), por ippon. A única derrota foi por waza-ari diante de Anriquelys Barrios (VEN), que ficou com o ouro da categoria.
David Lima (73kg) também ficou com a prata ao cair por ippon na final contra o peruano Alonso Wong. Nas preliminares, David venceu Sergio Mattey (VEN) e Leider Navarro (COL).
Em seguida, Gabrielle Gonzaga (57kg), caçula da equipe com apenas 17 anos, levou o bronze ao bater Abi Cardozo (ARG). Gonzaga estreou nas quartas com derrota para Wisneybi Machado (VEN), mas recuperou-se na repescagem contra Milka Quispe (BOL).
Tiago Pinho (81kg) também venceu sua disputa por medalha e ficou com o bronze ao derrotar o uruguaio Alain Aprahamian. Nas preliminares, Pinho havia perdido para Luis Vega (ARG), nas quartas, e venceu Juan Bahamon (COL) na repescagem.
As disputas do judô continuam nesta terça-feira, 29, e terão início às 15h (horário de Brasília). Bruna Campos (70kg), Laislaine Rocha (78kg), Giovani Ferreira (90kg) e Leonardo Gonçalves (100kg) serão o Brasil no tatame no penúltimo dia de competição. Os pesados Luiza Cruz (+78kg) e João Cesarino (+100kg) lutarão na quarta-feira, 30, último dia de disputas do judô.
Em Cochabamba, o campeão mundial de 2007, Luciano Corrêa, pela primeira vez, será o responsável por chefiar a delegação de judô. A comissão técnica é composta pelos técnicos Marinho Esteves e Alexandre Katsuragi ao lado da nutricionista Roberta Lima e do médico Rodrigo Furtado.
Medalhistas – Judô
OURO
Larissa Pimenta (52kg)
Michael Marcelino (66kg)
PRATA
Robson Penna (60kg)
Gabriella Moraes (63kg)
David Lima (73kg)
BRONZE
Larissa Farias (48kg)
Gabrielle Gonzaga (57kg)
Tiago Pinho (81kg)