A ODESUR, organização desportiva sul-americana, ratificou a cidade de Assunção como sede dos Jogos Sul-Americanos de 2022. A decisão foi tomada, segundo comunicado da entidade divulgado na terça (9) pelo Twitter, com base em votação onde a maioria dos países membros optou pela capital paraguaia.
“Esperamos que os próximos Jogos Sul-Americanos seja uma celebração inesquecível que marque uma geração. Queremos inspirar a juventude para que abracem os valores olímpicos, sempre sob nosso modelo de promover eventos sustentáveis, eficientes e com forte legado social”, diz o presidente da ODESUR, o paraguaio Camilo Pérez López Moreira, no comunicado.
Os Jogos Sul-Americanos são realizados desde 1978 a cada quatro anos e, em 2020, chegará na sua 12ª edição. O Brasil foi sede em 2002, em quatro cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Belém do Pará.
No ano passado a 11ª edição foi realizada em Cochabamba, na Bolívia, entre 26 de maio e 8 de junho, e a Colômbia venceu no quadro de medalhas com 94 de ouro, 74 de prata e 71 de bronze. O Brasil ficou em segundo com 90, 58 e 56.