Siga o OTD

Jogos Sul-Americanos da Juventude

Amanda Kunkel conquista o bronze nos Jogos da Juventude

Depois de fechar o primeiro dia de competições nos Jogos Sul-Americanos da Juventude com dez medalhas, o Brasil iniciou este domingo, 1, com mais um bronze. A brasileira Amanda Kunkel, de 15 anos e que conheceu o ciclismo há três anos, terminou a prova do contrarrelógio atrás somente da argentina Daniel Muñoz e da colombiana Maria Ortiz. Ao terminar a prova a atleta do Brasil levou seu pensamento até Maringá, sua cidade-natal, onde vive com o técnico e pai e grande incentivador Ademir Kunkel.

“Meu pai vai ficar muito feliz com essa medalha! Quero fazer uma surpresa para ele e só vou contar da medalha depois”, brincou a pequena grande ciclista, que contou com o apoio da torcida brasileira no percurso de 4km em torno do Palácio La Moneda, sede do governo do Chile. “Foi uma coisa muito legal. Eu não esperava tantos brasileiros assistindo e gritando o meu nome. É um incentivo. A cada grito era um empurrãozinhdo”, destacou Amanda.

O talento de Amanda começou a aparecer nos Jogos Escolares da Juventude, competição organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil desde 2005. A ciclista já conquistou sete  medalhas em duas edições nacionais do maior evento escolar do Brasil.

Amanda ainda terá outras três chances de medalhas nos Jogos Sul-americanos da Juventude. Ela será a representante brasileira na prova de 60km de ciclismo estrada e nas provas combinadas de ciclismo pista, que valerão uma medalha. “Estou muito feliz por saber que valeu a pena treinar tanto. Agora é bola pra frente e se concentrar para os próximos desafios”, afirmou a menina.

Na prova masculina, por pouco o Brasil conquistou mais um bronze. Arthur Simeoni ficou na quarta colocação. O ciclismo brasileiro conquistou mais um bronze, neste domingo, com Gustavo Xavier, no mountain bike.

Mais em Jogos Sul-Americanos da Juventude