Siga o OTD

Parapan 2019

Mateus Carvalho conquista a medalha de bronze na bocha

Mateus Carvalho, da bocha, superou a argentina Stefania Fernando por 6 a 1 e foi ao pódio do Parapan de Lima

Mateus Carvalho bocha copa do mundo de bocha roma Brasil
Foto: Paulo Chacon/Olimpíada Todo Dia

No primeiro dia de disputas decisivas da bocha nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, o Brasil subiu ao pódio. Na manhã deste sábado (31), Mateus Carvalho venceu a disputa da medalha de bronze da categoria BC3 por 6 a 1 e conquistou mais uma medalha para o país.

“Foi uma partida difícil, a Stefania joga muito bem e complicou um pouco o início, mas eu consegui encaixar meu jogo em determinado momento e sai com o bronze”, comentou Mateus.

O jogo

A primeira parte do primeiro end foi bastante equilibrada. Mateus Carvalho e a argentina Stefania Fernando tendo dificuldade para colocar os lançamentos perto da bola branca. Contido, nos minutos finais da disputa, o brasileiro teve uma série de arremessos melhores e fechou com 2 a 0 no placar.

Embalado pelo bom momento, Mateus Carvalho abriu o segundo end com superioridade. Com bons arremessos, conseguindo deixar as bolas de Stafania sempre distante do alvo, o brasileiro se manteve em vantagem durante todo o tempo e fechou com mais um 2 a 0, abrindo quatro pontos de diferença no marcador da partida.

A terceira parte foi a mais igual até o momento da partida. Stafania Fernando se manteve na disputa do end durante todo o tempo com lançamentos bem próximos ao alvo e Mateus soube responder a altura e não deixou que a atleta da Argentina assumisse o momento do confronto. Com isso, a parcial terminou em 1 a 1 e o Brasil manteve a margem de quatro pontos.

No último ato do confronto, Mateus Carvalho controlou as ações. Jogando com a vantagem que possuía, o brasileiro foi minando as tentativas de Stefania e saiu com a vitória por 6 a 1, confirmando a conquista da medalha de bronze para o Brasil.

Regras

Todos os competidores, obrigatoriamente, devem se locomover por meio de cadeira de rodas;

É permitido o uso das mãos, pés ou instrumentos de auxílio, em casos de praticantes com alto grau de comprometimento nos membros superiores e inferiores;

Atletas com maior comprometimento podem contar com auxílio de ajudantes, chamados de calheiros;

As provas podem ser praticadas individualmente, em duplas ou trios;

Individual: as partidas são divididas em quatro ends, onde os atletas lançam seis bolas em cada;

Dupla: a disputa também é feita em quatro ends, mas cada jogador lança três bolas por parcial;

Trio: os jogos em trios são disputados em três ends, onde cada jogador lança duas bolas por parcial;

A área do jogo deve medir 6m de largura por 12,5m de comprimento;

A quadra deve ser completamente lisa, com piso sintético ou de madeira;

O objetivo do jogo é lançar as bolas coloridas o mais próximo possível da bola branca;

Vence a partida quem obtiver o maior número de pontos;

Mais em Parapan 2019