Pela quarta vez na história em quatro edições do torneio de futebol de 5, disputado por atletas com deficiência visual, nos Jogos Parapan-americanos, a medalha de ouro é conquistada pelo Brasil. Para chegar ao tetracampeonato, a Seleção Brasileira derrotou a Argentina por 1 a 0, gol marcado por Jefinho no primeiro tempo. Para chegar ao título, a equipe disputou seis partidas, com quatro vitórias e dois empates.
A quarta conquista nos Jogos Parapan-americanos veio em cima do mesmo adversário derrotado nas três edições anteriores. Na final de 2007, no Rio de Janeiro, o Brasil venceu por 1 a 0, placar que se repetiu na decisão da medalha de ouro em Guadalajara 2011. Em Toronto 2015, o título veio com uma vitória por 2 a 1.
Na partida decisiva, o primeiro tempo foi muito equilibrado e o Brasil só conseguiu sair na frente graças a um golaço de Jefinho. O camisa sete bateu forte e acertou o ângulo do goleiro Lencina.
“Dentro de quadra os lances são tão rápidos, a gente procurar sempre fazer a melhor jogada, e deu tudo certo, saiu o gol que deu tranquilidade para o restante da partida”, comentou o autor do primeiro gol, Jeferson Conceição, o Jefinho.
Na etapa final, a Argentina tentou pressionar em busca do empate, mas o Brasil conseguiu se defender muito bem. A chance de matar o jogo saiu dos pés de Ricardinho. O camisa 10 fez uma grande jogada e lançou para Nonato, que só não ampliou porque Lencina fez uma defesaça.
Faltando cinco minutos para o final, a Argentina estourou o limite de faltas. Na cobrança do tiro livre direto, Cássico bateu firme, sem chances para Lencina, para marcar o segundo gol brasileiro. Faltavam apenas cinco minutos para o final e o Brasil soube, no tempo que faltava para terminar o jogo, controlar o adversário para chegar ao quarto título seguido nos Jogos Parapan-americanos.
“A Argentina sempre proporciona jogo tenso, eles procuraram bagunçar, a gente teve que manter o equilíbrio para não por tudo a perder nesta partida tão importante para nós”, comentou Ricardinho, o melhor jogador do mundo da modalidade.
Argentina freguesa
O Brasil tem ampla vantagem em confrontos decisivos contra a Argentina. Esta foi a 22ª. final disputada entre os dois países com 19 vitórias brasileiras e apenas três derrotas: na Copa do Mundo de 2006, e nas edições da Copa América de 2005 e 2017.
Nesta temporada, as duas seleções já se cruzaram nas finais da Copa América, disputada no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, e da Copa Tango, torneio realizado em Buenos Aires que contou com as participações de Brasil, Inglaterra, Argentina, além de um selecionado B também dos donos da casa. A competição na capital paulista terminou com vitória por 2 a 0. Na capital argentina, a vitória sobre o selecionado principal foi por 2 a 1, de virada.