A diretoria executiva do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e quatro atletas que representarão o país nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019 foram recebidos na tarde desta terça-feira, 20, na Embaixada do Brasil no Peru. A recepção foi feita pelo embaixador Rodrigo Baena Soares, que desejou boa sorte aos atletas Petrúcio Ferreira (atletismo), Leomon Moreno (goalball), Mariana D’Andrea (halterofilismo) e Iranildo Espíndola (tênis de mesa).
A cerimônia de abertura do evento ocorrerá nesta sexta-feira, 23. O Parapan de Lima seguirá até 1º de setembro. O Brasil será representado por 337 atletas e conta com uma delegação total de 513 pessoas – um número recorde na história da competição continental.
O presidente do CPB, Mizael Conrado, foi acompanhado pelo vice-presidente Ivaldo Brandão, pela secretária-geral Naíse Pedrosa, pelo superintendente Nelson Hervey, além chefe de missão e diretor-técnico Alberto Martins da Costa. “É sempre uma felicidade grande estar na Embaixada Brasileira às vésperas de uma competição tão importante, pois esta é a maior referência do nosso país que temos quando estamos fora”, disse Mizael Conrado.
“É uma honra enorme recebê-los, pois sou testemunha do esforço e da dedicação de vocês. Costumamos ganhar muitas medalhas e é inspiradora a qualidade dos atletas que produzimos. Procurarei estar presente em todos os jogos que eu puder”, completou o embaixador Rodrigo Baena.
Todas as 17 modalidades do Parapan terão representantes nacionais. O Brasil busca repetir o feito das três últimas edições dos Jogos continentais. Desde o Rio 2007, quando a competição passou a ser realizada na mesma sede dos Jogos Pan-Americanos (tal qual ocorre nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos), os atletas brasileiros não conhecem outro resultado que não seja o primeiro lugar no quadro geral de medalhas. Foi assim em 2007, em Guadalajara 2011 e em Toronto 2015. Neste último, foram obtidas 257 medalhas, das quais, 109 de ouro, 74 de prata e 74 de bronze.