A brasileira Verônica Hipólito tenta conseguir índice para os Jogos Parpan-Americanos de Lima. Será neste domingo (16), durante o Desafio CPB/CBAt de atletismo.
A data traz uma tensão especial para os atletas, já que coincide com o dia estabelecido pelo Departamento Técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) como o último para alcançar as marcas mínimas para integrar a delegação que irá aos Jogos Parapan-Americanos de Lima, a partir de 23 de agosto. A lista com a delegação completa para a competição será divulgada no dia 18 de julho.
Ao todo, são esperados 456 atletas – 126 paralímpicos e 330 olímpicos – uma vez que a disputa é uma parceria entre o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) que tem como objetivo difundir e desenvolver a prática conjunta do atletismo e do paratletismo no país.
Verônica Hipólito, medalhista de prata nos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Ela retornou as pistas há dois meses, na classe T37 (para paralisados cerebrais), após uma cirurgia para a retirada de um tumor no cérebro. Ela fará as provas de 100m e salto em distância e buscará os índices para a competição mais importante das Américas.
“Quero muito ir para o Parapan-Americano e me preparei para isso. Voltei para a pista com tiros curtos. Mas tive até que reaprender a correr, a saltar, a lidar com o meu corpo e encontrar felicidade. Tenho os pés no chão, mas sei que, dentro de um período curto, dei o meu melhor e não desisto”. disse a paulista que conquistou o ouro nos 100m no Circuito Loterias Caixa, nos dias 8 e 9 de junho, no CT Paralímpico, com o tempo de 14s44, um segundo e 56 centésimos acima da linha de corte para a competição na capital peruana.
Para Jonas Freire, diretor técnico adjunto do CPB, a competição será de alto nível, já que os atletas virão com força total para fazer marcas. “Será empolgante. Tenho certeza que teremos uma ótima delegação em Lima e traremos muitas medalhas para o Brasil”.