Siga o OTD

Parapan 2019

Veronica Hipólito tem última chance para ir ao Parapan

Medalhista de prata nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 retornou as pistas há dois meses após retirada de um tumor no cérebro

Reprodução/Instagram/arquivo

A brasileira Verônica Hipólito tenta conseguir índice para os Jogos Parpan-Americanos de Lima. Será neste domingo (16), durante o Desafio CPB/CBAt de atletismo.

A data traz uma tensão especial para os atletas, já que coincide com o dia estabelecido pelo Departamento Técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) como o último para alcançar as marcas mínimas para integrar a delegação que irá aos Jogos Parapan-Americanos de Lima, a partir de 23 de agosto. A lista com a delegação completa para a competição será divulgada no dia 18 de julho.

Ao todo, são esperados 456 atletas – 126 paralímpicos e 330 olímpicos – uma vez que a disputa é uma parceria entre o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) que tem como objetivo difundir e desenvolver a prática conjunta do atletismo e do paratletismo no país.

Verônica Hipólito, medalhista de prata nos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Ela retornou as pistas há dois meses, na classe T37 (para paralisados cerebrais), após uma cirurgia para a retirada de um tumor no cérebro. Ela fará as provas de 100m e salto em distância e buscará os índices para a competição mais importante das Américas.

“Quero muito ir para o Parapan-Americano e me preparei para isso. Voltei para a pista com tiros curtos. Mas tive até que reaprender a correr, a saltar, a lidar com o meu corpo e encontrar felicidade. Tenho os pés no chão, mas sei que, dentro de um período curto, dei o meu melhor e não desisto”. disse a paulista que conquistou o ouro nos 100m no Circuito Loterias Caixa, nos dias 8 e 9 de junho, no CT Paralímpico, com o tempo de 14s44, um segundo e 56 centésimos acima da linha de corte para a competição na capital peruana.

Para Jonas Freire, diretor técnico adjunto do CPB, a competição será de alto nível, já que os atletas virão com força total para fazer marcas. “Será empolgante. Tenho certeza que teremos uma ótima delegação em Lima e traremos muitas medalhas para o Brasil”.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Mais em Parapan 2019