Em contagem regressiva para os Jogos Pan-Americanos, Lima comemorou a marca de uma ano para o início do evento nesta quinta-feira (26)
Esta quinta-feira (26) marcou o início da contagem regressiva de um ano para os Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, no Peru. Como forma de celebrar a data, o comitê organizador levou atletas às obras da Vila Pan-Americana para mostrar o andamento do processo.
Além da presença de esportistas, o atual presidente do comitê, Neven Ilic, declarou que todos os compromissos estão sendo cumpridos a tempo de receber os mais de 10 mil atletas que ficarão hospedados nos apartamentos.
“É incrível que estejamos a somente um ano desta grande festa desportiva pan-americana. Lima está trabalhando muito bem e está cumprido todos os objetivos que havíamos fixado quando assumimos. Creio que, em um evento tão grande e importante, o trabalho que estamos fazendo juntos nos permitirá ter um Pan-Americano de sucesso. Embora Lima esteja avançando muito bem, há muitas áreas que precisamos cuidar e garantir que não falhem, como transporte, alimentação, comodidade, instalações desportivas e a Vila Pan-Americana. Cada vez estou mais otimista. Acredito que as coisas irão bem, os compromissos estão sendo cumpridos e que daqui um ano teremos os Jogos que os atletas de nossa região merecem”, disse.
“Hoje quero que todas as Américas celebrem este importante marco em nossa jornada rumo a um Pan-Americano incrível. Dentro de exatamente um ano, Peru realizará o maior evento de sua história, com grandes atletas do continente no que certamente será um dos melhores Jogos Pan-Americanos e Paralímpicos”, falou o Ilic.
Apesar da festa pela marca, o comitê organizador passou por dias difíceis. Na última quarta-feira (25), o então presidente do comitê, Carlos Neuhaus, foi condenado a dois anos de suspensão do esporte pelo Instituto Peruano de Esporte. Ele foi acusado de irregularidades na federação nacional de surfe, segundo o Globoesporte.com.
Ainda assim, ele participou dos eventos nesta quinta e falou sobre a Vila Pan-Americana e a estrutura que está sendo construída para o evento.
“Teremos sete torres, quatro de 20 andares e três de 19. Serão 1096 apartamentos que contarão com três dormitórios, sala, cozinha e banheiros. Serão oito apartamentos por andar e quatro elevadores por edifício, com capacidade para 18 pessoas”, falou.
“Isso terá um grande impacto demográfico na zona de Villa El Salvador, onde os terrenos serão valorizados para o benefício de todos. Em geral, estamos avançando forte. As obras principais estão em execução e só faltam obras pontuais, como (as arenas) de tiro, equestres e de surfe”, finalizou Neuhaus.