No tiro com arco recurvo no Pan de Lima 2019, o Brasil já tem medalha. Marcus D’Almeida e Bernardo de Sousa vão se enfrentar na semifinal da modalidade e, portanto, garantem pelo menos uma medalha brasileira de prata no quadro dos Jogos.
Entrando no mata-mata, D’Almeida confirmou o favoritismo após grande primeira fase e simplesmente atropelou todos os seus adversários. Na fase 16avos de final, despachou o guatemalteco José Lopez Palácios. Nas oitavas, 7 a 1 no Andrés Gimpel, do Chile. Nas quartas, outra vitória fácil: 6 a 0 em Adrian Puentes Pérez, de Cuba.
O caminho de Bernardo foi mais longo e complicado após terminar a primeira fase na 11ª colocação. Na primeira partida, venceu Diego Castro Rojas da Guatemala por 6 a 2. Nas oitavas, derrotou Ángel Santin por 6 a 4.
Mas o grande momento de Bernardo de Sousa veio nas quartas: eliminou o americano Jack Williams, de virada, no shootoff. O americano havia sido terceiro melhor na primeira fase.
Parecia que Williams levaria fácil. Ganhou os dois primeiros jogos e empatou outro, abrindo 5 a 1. O brasileiro reagiu e venceu os dois jogos seguintes, empatando em 5 a 5. No shootoff, venceu por um ponto e garantiu vaga na semi.
Outra surpresa foi a eliminação de Brady Ellison, que havia quebrado o recorde mundial na primeira fase do tiro com arco. Ele perdeu para Eric Peters, do Canadá, nas quartas. Crispin Duenas, outro canadense, será seu rival na semi.