O Brasil colocou 10 nadadores e nadadoras, além da equipe do revezamento medley misto, na água na tarde de quinta-feira nos Jogos Pan-americanos de Lima. Saldo positivo: sete atletas se classificaram para as finais, além da equipe do revezamento medley misto
São eles: Larissa Oliveira e Daynara de Paula no 100m livre feminino, Breno Correia e Marcelo Chierighini no 100m livre masculino, Etiene Medeiros e Fernanda De Goeij no 100m costas feminino, Guilherme Guido no 100m costas masculino e a equipe do 4x100m medley misto.
As decepções ficaram na prova do 200m peito. O Brasil não colocou nenhum finalista na prova tanto no feminino, quanto no masculino. Pâmela Souza, Bruna Leme e Caio Pumputis não obtiveram um dos oito melhores tempos de suas provas.
Guido e Chierighini tiveram o melhor desempenho: ambos terminaram com o segundo melhor tempo de suas provas e sairão de uma das raias centrais na final.
A grata surpresa foi Fernanda De Goeij. De apenas 18 anos, a nadadora curitibana fez tempo de 1m01s63, melhor tempo de sua jovem carreira. Ela terminou com o 4º melhor tempo das eliminatórias.
No revezamento, o Brasil também teve o segundo melhor tempo. Disputando a primeira série, a estratégia brasileira foi alternar homens e mulheres, com Leonardo de Deus abrindo de costas. Deu certo: depois da segunda troca, Vinícius Lanza entrou na água 5 segundos atrás de Canadá e Colômbia, times que já haviam entrado com dois homens na água. Ele rapidamente tirou o tempo de desvantagem e abriu boa liderança que o Brasil apenas segurou na hora dos 100m livre.
Todas as finais acontecerão na noite de hoje.