A Seleção Brasileira de badminton estreou com a mão direita. Melhor das Américas no ranking mundial, Ygor Coelho veio para os Jogos Pan-Americanos de Lima como um dos grandes candidatos ao título. Nesta segunda-feira (29), ele encontrou dificuldades no início da partida, mas arrancou uma grande virada ainda no primeiro game e dominou o salvadorenho Uriel Canjura na sequência: 2 a 0 (21/19 e 21/11). Agora, aguarda para conhecer o adversário das oitavas de final da chave de simples.
Por conta do bom posicionamento, Ygor Coelho é um dos cabeças-de-chave e não precisou disputar a primeira rodada. O carioca volta à quadra amanhã, ainda sem horário definido.
O jogo
Apesar do começo equilibrado, a ansiedade da estreia atrapalhou em determinados momentos. Ygor não conseguiu abrir vantagem no placar. Além disso, ainda sofreu com as investidas de Uriel, que chegou a ter o game sob controle. Na reta final, o atleta de El Salvador abriu 18 a 14. Mantendo a calma e recuperando a confiança aos poucos, o brasileiro demonstrou segurança e retomou o controle das ações de maneira categórica: 21 a 18.
Uriel Cajura sentiu o golpe. A boa atuação não se repetiu na continuação da partida, muito em função do crescimento do adversário. E Ygor Coelho soube aproveitar. Com tranquilidade, abriu margem confortável logo de cara e administrou com segurança para confirmar a classificação, definindo em 21 a 11.
“O Cajura é um jogador experiente. Ele foi com tudo no primeiro set. Eu recebi a energia da competição, comecei um pouco nervoso, mas eu consegui manter a calma e focar na tática para voltar para o jogo. É muito legal (a atmosfera), meu segundo Jogos Pan-Americanos. Vale pontos para os Jogos Olímpicos. É uma honra representar o país e 200 milhões de brasileiros”, avaliou Ygor.
“O meu objetivo é a medalha, principalmente a de ouro. Eu sou cabeça-de-chave número 1, tenho toda a estrutura do COB ao meu favor para realizar esse sonho”, complementou.
Mais Brasil em Lima
Além de Ygor, parte do elenco brasileiro também inicia a trajetória nos Jogos Pan-Americanos. Ainda no individual masculino, Francielton Farias teve um confronto disputadíssimo diante do cubano Roberto Herrera. Triunfo apertado por 2 a 1, com parciais de 21/16, 18/21 e 21/14.
Enquanto isso, Artur Pomoceno não teve a mesma sorte dos compatriotas e foi eliminado no primeiro compromisso. Ao desafiar o mexicano Luis Montoya, derrota por 2 a 0 (22/20 e 21/11).
Pelo feminino, Fabiana Silva encarou Sabrina Solis, também do México, e segue viva no Pan. Sem correr risco, placares de 21/11 e 21/16.
Sâmia Lima, por sua vez, terá a canadense Rachel Honderich pela frente. Jaqueline Lima medirá forças com cubana Yeily Rodríguez.
Artur Pomoceno e Fabiana Silva retornam para o torneio de duplas mistas e duelam com os jamaicanos Samuel O’Brien Ricketts e Tahlia Richardson.