Jade Barbosa, que sentiu o joelho após concluir uma acrobacia no solo nesta semana, voltou aos treinos hoje pela primeira vez após o susto. A ginasta ainda treinará amanhã pela manhã para confirmar se irá competir. Exames de imagem feitos em Lima não apontaram nenhuma lesão.
A seleção brasileira estreia sábado, a partir das 22h30 (horário de Brasília), nas provas de ginástica artística. O evento começa com a prova por equipe no Ginásio de Villa El Salvador.
A competição poliesportiva das Américas é considerada como parte importante na preparação brasileira para o Campeonato Mundial, que será realizado em Stuttgart (ALE), em outubro, e que definirá a classificação de nove equipes aos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020.
Em Lima, o Brasil integra a subdivisão 3 na prova deste sábado, ao lado de Estados Unidos, Peru, Bolívia, Costa Rica, El Salvador e Uruguai.
+CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA GINÁSTICA ARTÍSTICA NO PAN 2019
Para Francisco Porath Neto, um dos treinadores da equipe feminina, o Brasil aproveitou muito bem a forte preparação que fez para o Pan-Americano. “Viemos com o objetivo de nos classificarmos para o maior número de finais possíveis. Estamos com um bom time e com condições de apresentar uma ginástica de qualidade”, afirmou, lembrando que o grande objetivo da temporada é buscar a qualificação olímpica da equipe no Mundial de Stuttgart.
“Embora o Pan seja uma competição muito importante para nós, ele é parte da preparação para o Mundial. Acredito que estamos preparados para dar mais este passo em busca da classificação olímpica”, afirmou o treinador.
Para a presidente da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica), Luciene Resende, a expectativa a respeito da participação brasileira em Lima é a melhor possível. “As equipes fizeram uma preparação técnica muito boa. Estão como sempre prontos para a competição. Nosso objetivo é que eles realizem da melhor forma possível as provas que treinaram e que possamos avançar às finais. Depois, aí tentaremos o maior número de resultados possíveis”, afirmou.
Histórico brasileiro no Pan-Americano
Ao longo de todas as participações em Jogos Pan-Americanos, a Ginástica Artística feminina do Brasil conquistou 21 medalhas. Por equipe, foram cinco medalhas (Caracas-1983, Winnipeg-1999, Santo Domingo-2003, Rio-2007 e Toronto-2015). Nas provas individuais, foram 16 medalhas até hoje.