Neste sábado, dia 27, será a estreia da seleção brasileira de Taekwondo nos Jogos Pan-Americanos 2019, na cidade de Callao, no Peru. Os primeiros a entrar no dojan serão Paulo Ricardo Melo (até 58 kg) e Talisca Reis (até 49 kg), ambos com boas colocações no ranking mundial. Formada por oito estreantes na competição, o time brasileiro busca fazer história em número de conquistas e trouxe ao Peru quatro dos cinco medalhistas do Campeonato Mundial de Manchester 2019.
“Viemos buscar o melhor resultado do Brasil e temos uma equipe muito bem preparada. A CBTKD investiu em treinamentos, preparação, estrutura necessária e estudo técnico. Aqui em Lima estamos contando com auxílio da analista de desempenho (Paula Avakian), que já nos ajudou muito no Mundial, e trabalha conosco luta a luta. Estamos fazendo os ajustes finais de acordo com a necessidade de cada atleta para termos bons resultados desde o primeiro dia,” analisou Diego Ribeiro, treinador do time brasileiro.
Medalha de bronze no Campeonato Mundial (Manchester 2019), Paulo Ricardo é o atual quarto colocado no ranking mundial, na categoria até 54 quilos. No Pan, assim como nos Jogos Olímpicos, a categoria leve é disputada por atletas com até 58 kg e neste ranking Paulinho é o atual 21º colocado.
Talisca Reis, uma das atletas mais experientes da equipe, ocupa a nona colocação no ranking Olímpico da categoria até 49 kg.
A competição pan-americana distribuirá pontos importantes para os atletas que buscam classificação Olímpica. Ao final da temporada 2019 os cinco primeiros colocados no Ranking Olímpico conquistam vaga direta para Tóquio 2020.
Ainda em Callao, no domingo o Brasil será representado por Edival Pontes e Rafaela Araújo.
“Estamos na reta final dos preparativos e confiantes no trabalho que fizemos até aqui. Acredito que nossa medalha foi construída a cada treino e agora é por tudo em prática, com força total e alegria, para buscar o ouro,” analisou Rafaela Araújo.
+ CONFIRA PROGRAMAÇÃO DO TAEKWONDO NO PAN 2019
No terceiro e último dia será a vez de Ícaro Miguel, Milena Titoneli, Maicon Andrade e Rayane Fidelis Pereira.
“A expectativa é fazer o melhor e deixar tudo que treinei em quadra. Estou muito preparada e tenho certeza que vai ser um ótimo torneio e grandes resultados virão,” comentou Rayane Fidelis.
Equipe brasileira em Lima: Talisca Reis (até 49 kg), Rafaela Araújo (até 57 kg), Milena Titoneli (até 67 kg), Raiany Fidelis Pereira (acima de 67 kg), Paulo Ricardo Melo (até 58 kg), Edival Pontes – Netinho (até 68 kg), Ícaro Miguel (até 80 kg) e Maicon Andrade (acima de 80 kg).