A Confederação Brasileira Wrestling vai promover um Campo de Treinamento Nacional na semana entre segunda (24) e sexta (28) visando intensificar a preparação dos atletas para a disputa da modalidade nos Jogos Pan-americanos de Lima.
O Campo de Treinamento Nacional será na Arena 2 do Parque Olímpico do Rio de Janeiro. Os treinos, comandados pelo treinador-chefe da equipe nacional de wrestling, Angel Torres Aldama, serão abertos para todos os atletas que já disputaram o Campeonato Brasileiro Sênior.
Além de preparar os atletas para os Jogos Pan-Americanos, a Confederação Brasileira Wrestling quer promover o intercâmbio interestadual dos principais atletas do país.
Os treinos serão realizados em dois períodos todos os dias com os três estilos do wrestling olímpico distribuídos nos quatro tapetes situados na Arena 2 do Parque Olímpico do Rio de Janeiro. Pela manhã, as atividades acontecem de 9h30 às 11h30. No período da tarde, os atletas voltam ao tapete de lutas de 15h às 17h.
Wrestling nos Jogos Pan-Americanos
A agenda do wrestling dos Jogos Pan-Americanos reserva as datas de 7 a 10 de agosto para as disputas, a serem realizadas no Coliseo Miguel Grau – Villa Deportiva Regional del Callao (Callao). São três as modalidades: Luta Greco Romana, Luta Livre Masculina e Luta Livre Feminina.
+ PÁGINA ESPECIAL DA MODALIDADE NO PAN
Cada uma delas é dividida em seis categorias, separadas por peso. Na Luta Greco Romana são 60kg, 67kg, 77kg, 87kg, 97kg e 130kg. Na Luta Livre Masculina são 57kg, 65kg, 74kg, 86kg, 97kg e 125kg e na Luta Livre Feminina, 50kg, 53kg, 57kg, 62kg, 68kg e 76kg.
Os Estados Unidos são os maiores vencedores no wrestling dos Jogos Pan-Americanos, com 183 medalhas, sendo 96 de ouro. Cuba vem logo a seguir, com 77 de ouro de um total de 172. O Brasil tem uma de ouro, quatro de prata e sete de bronze. Em 2019, a maior esperança de medalhas do Brasil é Lais Nunes, nos 62kg.