Menos de dois meses antes do início dos Jogos Pan-americanos de Lima o comitê organizador divulgou o resultado de uma pesquisa conduzida pelo instituto Ipsos para medir a percepção sobre a realização do evento na capital peruana.
Os Jogos Pan-americanos de Lima serão abertos 26 de julho no Estádio Nacional. As competições começam dois dias antes, com o handebol
De acordo com o estudo, 88% das pessoas de Lima aprovam a organização do evento multiesportivo no país. Entre as razões, destaca-se o fomento ao turismo (49%) e ao esporte (43%) e porque é uma oportunidade para tornar o Peru conhecido (41%). Eles também destacam a oportunidade para os atletas peruanos (39%) e 35% afirmam que haverá mais movimento econômico.
O interesse do público nos Jogos Pan-Americanos se reflete também na venda de ingressos, com cerca de 50 mil comercializados somente nos dois primeiros dias.
O esporte que tem mais atenção entre os que iriam aos Jogos é o futebol com 47%. Em seguida, segue voleibol com 37%, atletismo com 34% e natação com 30%. Em termos de conhecimento sobre esportes, 57% sabem que o atletismo estará em Lima 2019; 47% sabem do futebol, 46% vôlei e vôlei de praia, e 44% da natação.
A pesquisa também perguntou se eles sabiam que Lima sediará um evento esportivo internacional e 84% disseram que conhecem os Jogos na cidade.
Oito em dez pessoas ouviram que pelo menos uma ação está sendo tomada para os Jogos e 87% sabem que estádios e coliseus estão sendo reformados. Também 77% têm ciência da construção de instalações esportivas e 74%, de obras viárias. Um total de 68% dos entrevistados sabem que a Vila Pan-Americana está sendo construída.
Entre as razões para participar dos Jogos, 59% disseram que iriam apoiar atletas peruanos, 53% porque é uma boa oportunidade de entretenimento com familiares e amigos e 39% porque é a primeira vez que é realizado um grande evento esportivo no Peru. Além disso, 36% disseram que iriam ver a nova infraestrutura esportiva e 30% porque muitos dos melhores atletas da América vão estar presentes.