O brasileiro João Paulo dos Santos, montando Carthago Comando SN, garantiu mais um índice técnico para o Pan-Americano. O conjunto venceu o Concurso de Adestramento Internacional Laffranchi, válido como a terceira de quatro qualificativas para os Jogos de Lima.
O conjunto está pré-qualificado para o Pan-americanos graças à vitória de ponta a ponta no Internacional na Argentina em novembro de 2018. Desta vez, mostrou sua habitual constância com 69,804% no Prêmio St Georges e na Intermediate I e garantiu a vitória, com 68,922%. No Grand Prix, a amazona olímpica Giovana Pass com Zingaro de Lyw venceu com 66,630%.
A competição foi disputada no sábado (25) e domingo (26) , na Sociedade Hípica Paulista, em paralelo com um Concurso Nacional e a 38ª Exposição do Cavalo Lusitano.
“Primeiramente quero agradecer a minha equipe e a Deus, estou muito feliz com mais um índice alcançado. Comecei a montar o Carthago, hoje com 14 anos, quando ele tinha quatro anos. Ele foi para Europa, voltou há dois anos e meio e retomamos com o trabalho. Vamos seguir firmes para alcançar o nosso objetivo: brigar por uma medalha no Pan e garantir a vaga olímpica”, destacou João Paulo dos Santos.
Mauro Pereira Junior, com Don Enrico AMM, que também já tem índices técnicos para o Pan-americano, ficou em segundo lugar na St Georges, 67,255%. Na Inter I enfrentou problemas e fechou na sexta colocação, 63,382%.
Destaque também para Paulo Cesar dos Santos, irmão gêmeo de João Paulo, que levou Fidel da Sasa JE ao terceiro posto na St Georges, 66,225%, e foi segundo na Inter I, 66,961%.
Representando a nova geração do hipismo Julia Nemr, com Casmurro HI, competiu na série Junior e fechou com 65,606% e 64,069%.
Alguns conjuntos, como os cavaleiros olímpicos João Victor Oliva, com Biso das Lezírias, e Pedro Tavares de Almeida montando Aoleo, que já computaram o índice técnico estabelecido pela Confederação Brasileira de Hipismo na primeira e segunda seletivas, não disputaram a competição. Eles voltam se apresentar na última, que acontece em 22 e 23 de junho.
Reta final para ir ao Pan-americano
A CBH tem até o dia 26 de junho para definir o Time Brasil de Adestramento na 18ª edição do Pan-americano de Lima. A equipe será formada por quatro conjuntos, mais um reserva, e deve ter no mínimo um conjunto de nível Big Tour (Grand Prix). As outras três vagas podem ser preenchidas por conjuntos nível Small Tour (St Georges e Intermediate I).
Para ser elegível à escolha, é necessário atingir duas vezes o índice técnico estabelecido pela Confederação Brasileira de Hipismo de no mínimo 69% de aproveitamento no Small Tour e 68% no Big Tour. Já se encontram nessa condição João Victor Marcari Oliva, montando Biso das Lezírias, Mauro Pereira Junior, com Don Enrico AMM, e João Paulo dos Santos, Carthago Comando SN, que competem no Small Tour, e Pedro Tavares de Almeida montando Aoleo, no Big Tour.
Com um índice estão cinco conjuntos do Small Tour: Paulo César dos Santos com duas montarias, Fidel da Sasa JE e Espartano LS, Luiza Tavares de Almeida / Baluarte do Vouga e Yara do Amaral Fernandes /Dileto HI. Outro conjunto candidato a uma vaga no Pan é Rodolpho Riskalla / Don Henrico, dono de duas medalhas de prata na modalidade paraquestre no Mundial 2018, e que vem disputando Internacionais de Adestramento na Europa com bons resultados.
Adestramento no Pan-americano de Lima
A modalidade abre as disputas do hipismo no dia 28 de julho, com o Prix. St. George (Small Tour) e o Grand Prix (Big Tour), com resultados válidos para a qualificativa individual.
Na segunda-feira (29), com a realização das provas Intermediária I (Small Tour) e Grand Prix Special (Big Tour) se define o pódio por equipes, e os resultados servirão para a qualificativa individual. Na quarta-feira (31), o Freestyle (Intermediária I e GP Special) define o pódio individual.
O júri de campo nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019 está definido: Eduard de Wolff van Westerrode, da Holada, é o presidente, ao lado de Janet Lee Foy, EUA, Mary Seefried, Austrália, Brenda Minor, Canadá, e Thomas Kessler, Alemanha.
Nos Jogos de Lima o Hipismo Adestramento contará com 48 atletas divididos em dez equipes, mais oito atletas que participam da disputa individual. A equipe campeã e a vice carimbam passaporte de seus países para as Olimpíadas de Tóquio 2020. EUA já garantiram vaga no WEG 2018, e se conquistar ouro ou prata, abre vaga para o ganhador do bronze.
Concurso de Adestramento Internacional Laffranchi
St Georges – 25/5
1º João Paulo dos Santos / Carthago Comando SN – 69,804%
2º Mauro Perereira Junior / Don Enrico AMM – 67,255%
3º Paulo Cesar dos Santos / Fidel da Sasa JE – 66,225%
4º Paulo Cesar dos Santos / Espartano LS – 65,539%
4º Victor Trielli Avila / Corsario IGS – 65,539%
6º Yara do Amaral Fernandes / Dileto HI – 65,490%
Grand Prix – 25/5
1º Giovana Prado Pass / Zingaro de Lyw – 66,630%
2º Leandro Silva / Dicaprio – 64,159%
3º Giovana Prado Pass / Dorus Interagro – 63,695%
Junior – 25/5
1º Julia Nemr / Casmurro HI – 65,606%
Intermediate I – 26/5
1º João Paulo dos Santos / Carthago Comando SN – 68,922%
2º Paulo Cear dos Santos / Fidel da Sasa JE – 66,961%
3º Yara do Amaral Fernandes / Dileto HI – 65,735%
4º Paulo Cesar dos Santos / Espartano LS – 65,049%
5º Thereza Novaes de Almeida / Xaparro do Vouga – 64,706%
6º Mauro Pereira Junior / Don Enrico AMM – 63,382%
Junior – 26/5
1º Julia Nemr / Casmurro HI – 64,069%