8 5
Siga o OTD

Pan 2019

João Paulo dos Santos firme rumo ao Pan de Adestramento

Confederação Brasileira de Hipismo tem até 26 de junho para definir o Time Brasil de Adestramento nos Jogos de Lima

(Carola May)

O brasileiro João Paulo dos Santos, montando Carthago Comando SN, garantiu mais um índice técnico para o Pan-Americano. O conjunto venceu o Concurso de Adestramento Internacional Laffranchi, válido como a terceira de quatro qualificativas para os Jogos de Lima.

O conjunto está pré-qualificado para o Pan-americanos graças à vitória de ponta a ponta no Internacional na Argentina em novembro de 2018. Desta vez, mostrou sua habitual constância com 69,804% no Prêmio St Georges e na Intermediate I e garantiu a vitória, com 68,922%. No Grand Prix, a amazona olímpica Giovana Pass com Zingaro de Lyw venceu com 66,630%.

A competição foi disputada no sábado (25) e domingo (26) , na Sociedade Hípica Paulista, em paralelo com um Concurso Nacional e a 38ª Exposição do Cavalo Lusitano.

“Primeiramente quero agradecer a minha equipe e a Deus, estou muito feliz com mais um índice alcançado. Comecei a montar o Carthago, hoje com 14 anos, quando ele tinha quatro anos. Ele foi para Europa, voltou há dois anos e meio e retomamos com o trabalho. Vamos seguir firmes para alcançar o nosso objetivo: brigar por uma medalha no Pan e garantir a vaga olímpica”, destacou João Paulo dos Santos.

Mauro Pereira Junior, com Don Enrico AMM, que também já tem índices técnicos para o Pan-americano, ficou em segundo lugar na St Georges, 67,255%. Na Inter I enfrentou problemas e fechou na sexta colocação, 63,382%.

Destaque também para Paulo Cesar dos Santos, irmão gêmeo de João Paulo, que levou Fidel da Sasa JE ao terceiro posto na St Georges, 66,225%, e foi segundo na Inter I, 66,961%.

Representando a nova geração do hipismo Julia Nemr, com Casmurro HI, competiu na série Junior e fechou com 65,606% e 64,069%.

Alguns conjuntos, como os cavaleiros olímpicos João Victor Oliva, com Biso das Lezírias, e Pedro Tavares de Almeida montando Aoleo, que já computaram o índice técnico estabelecido pela Confederação Brasileira de Hipismo na primeira e segunda seletivas, não disputaram a competição. Eles voltam se apresentar na última, que acontece em 22 e 23 de junho.

Reta final para ir ao Pan-americano

A CBH tem até o dia 26 de junho para definir o Time Brasil de Adestramento na 18ª edição do Pan-americano de Lima. A equipe será formada por quatro conjuntos, mais um reserva, e deve ter no mínimo um conjunto de nível Big Tour (Grand Prix). As outras três vagas podem ser preenchidas por conjuntos nível Small Tour (St Georges e Intermediate I).

Para ser elegível à escolha, é necessário atingir duas vezes o índice técnico estabelecido pela Confederação Brasileira de Hipismo de no mínimo 69% de aproveitamento no Small Tour e 68% no Big Tour. Já se encontram nessa condição João Victor Marcari Oliva, montando Biso das Lezírias, Mauro Pereira Junior, com Don Enrico AMM, e João Paulo dos Santos, Carthago Comando SN, que competem no Small Tour, e Pedro Tavares de Almeida montando Aoleo, no Big Tour.

Com um índice estão cinco conjuntos do Small Tour: Paulo César dos Santos com duas montarias, Fidel da Sasa JE e Espartano LS, Luiza Tavares de Almeida / Baluarte do Vouga e Yara do Amaral Fernandes /Dileto HI. Outro conjunto candidato a uma vaga no Pan é Rodolpho Riskalla / Don Henrico, dono de duas medalhas de prata na modalidade paraquestre no Mundial 2018, e que vem disputando Internacionais de Adestramento na Europa com bons resultados.

Adestramento no Pan-americano de Lima

A modalidade abre as disputas do hipismo no dia 28 de julho, com o Prix. St. George (Small Tour) e o Grand Prix (Big Tour), com resultados válidos para a qualificativa individual.

Na segunda-feira (29), com a realização das provas Intermediária I (Small Tour) e Grand Prix Special (Big Tour) se define o pódio por equipes, e os resultados servirão para a qualificativa individual. Na quarta-feira (31), o Freestyle (Intermediária I e GP Special) define o pódio individual.

O júri de campo nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019 está definido: Eduard de Wolff van Westerrode, da Holada, é o presidente, ao lado de Janet Lee Foy, EUA, Mary Seefried, Austrália, Brenda Minor, Canadá, e Thomas Kessler, Alemanha.

Nos Jogos de Lima o Hipismo Adestramento contará com 48 atletas divididos em dez equipes, mais oito atletas que participam da disputa individual. A equipe campeã e a vice carimbam passaporte de seus países para as Olimpíadas de Tóquio 2020. EUA já garantiram vaga no WEG 2018, e se conquistar ouro ou prata, abre vaga para o ganhador do bronze.

Concurso de Adestramento Internacional Laffranchi

St Georges – 25/5
1º João Paulo dos Santos / Carthago Comando SN – 69,804%
2º Mauro Perereira Junior / Don Enrico AMM – 67,255%
3º Paulo Cesar dos Santos / Fidel da Sasa JE – 66,225%
4º Paulo Cesar dos Santos / Espartano LS – 65,539%
4º Victor Trielli Avila / Corsario IGS – 65,539%
6º Yara do Amaral Fernandes / Dileto HI – 65,490%

Grand Prix – 25/5
1º Giovana Prado Pass / Zingaro de Lyw – 66,630%
2º Leandro Silva / Dicaprio – 64,159%
3º Giovana Prado Pass / Dorus Interagro – 63,695%

Junior – 25/5
1º Julia Nemr / Casmurro HI – 65,606%

Intermediate I – 26/5
1º João Paulo dos Santos / Carthago Comando SN – 68,922%
2º Paulo Cear dos Santos / Fidel da Sasa JE – 66,961%
3º Yara do Amaral Fernandes / Dileto HI – 65,735%
4º Paulo Cesar dos Santos / Espartano LS – 65,049%
5º Thereza Novaes de Almeida / Xaparro do Vouga – 64,706%
6º Mauro Pereira Junior / Don Enrico AMM – 63,382%

Junior – 26/5
1º Julia Nemr / Casmurro HI – 64,069%

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Mais em Pan 2019