A seleção brasileira disputará a partir desta quinta-feira (25) até domingo (28) o Campeonato Pan-Americano de Judô em Lima, no Peru. O torneio faz parte da corrida para os Jogos Pan-Americanos que também serão disputados na capital peruana ainda este ano.
O Brasil terá força máxima no tatame do Coliseo de La Videna. Dos 18 atletas convocados pela CBJ, 16 serão cabeças de chave e 15 já foram medalhistas em edições anteriores do Pan-Americano de judô. Da atual equipe, os maiores campeões são Mayra Aguiar, com cinco títulos, e Rafael Silva e Sarah Menezes, cada um com quatro ouros.
O campeonato distribui pontos para o ranking pan-americano, critério de classificação para os Jogos de Lima. Os campeões somam 500 pontos. Além dele, haverá também a Copa Pan-Americana, na Cidade do Panamá nos dias 22 e 23 de maio, que dará até 200 pontos no mesmo ranking.
Os nove melhores de cada categoria de peso na listagem continental após a Copa Pan-Americana classificam-se para os Jogos de Lima 2019.
Vale dizer que o Campeonato Pan-Americano também pode entrar como o sexto ponto no ranking mundial, base dos critérios para o Mundial de Tóquio deste ano e também para os Jogos Olímpicos do ano que vem.
Na preparação para Lima, a seleção treinou durante duas semanas concentrada em Pindamonhangaba, interior de São Paulo, com outras seleções de países como França, Alemanha, Bélgica, Holanda e Croácia, além de Chile, Argentina e Equador, possíveis adversários do Brasil no Pan.
Programação
A agenda da seleção em Lima começa nesta quarta-feira (24) com o sorteio das chaves. Os combates começarão na quinta-feira (25) com Nathália Brígida (48kg), Sarah Menezes (52kg), Larissa Pimenta (52kg), Rafaela Silva (57kg), Eric Takabatake (60kg) e Daniel Cargnin (66kg).
Na sexta-feira (26) lutarão Aléxia Castilhos (63kg), Maria Portela (70kg), Lincoln Neves (73kg), David Lima (73kg) e Eduardo Yudy Santos (81kg).
No sábado (27) vem Mayra Aguiar (78kg), Maria Suelen Altheman (+78kg), Beatriz Souza (+78kg), Rafael Macedo (90kg), Leonardo Gonçalves (100kg), Rafael Silva “Baby” (+100kg) e David Moura (+100kg).
Fechando a programação, no domingo (29), os países voltam ao tatame para as disputas por equipes mistas.