Cinco conjuntos em atividade no país atingiram índice para o Pan-Americano de Lima durante o Concurso Completo de Equitação Internacional (CCI) realizado no Centro Olímpico de Hipismo, em Deodoro, no Rio, entre 12 e 14 de abril.
O índice por si só não carimba o passaporte, mas credencia para a convocação. A comissão técnica que vai definir o Time Brasil no Pan-Americano, composto por cinco conjuntos, é composta por Ademir de Oliveira, técnico, Ronaldo Bittencourt Filho, presidente da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), Julie Purgly, diretora da CBH, e o veterinário Paulo Eduardo Limongi.
Quatro conseguiram índice na série curta de nível 3 estrelas: Tenente Varanda, montando Oneron do Rincão, Luciano Drubi de Miranda, com Riviera Lu, André Parro montando CDC Super Star e o Capitão MCClelland Mozart Diniz Soares, com Lanceiro do Rincão. O outro foi da série longa nível 3 estrelas, o Major Gustavo, com Opala Rincão.
O Concurso Completo no hipismo reúne Adestramento, Cross Country e Salto e é também considerada um triatlo equestre.
Mais candidatos ao Pan-Americano
No circuito europeu há outros candidatos uma vaga no Pan-Americano. Marcelo Tosi, Carlos Parro, Ruy Fonseca, Marcio Appel, Rafael Losano, que já têm índice técnico, ao lado de outros que ainda buscam qualificação como Marcio Jorge, Ricky Candi.
Nos EUA, Nilson Moreira da Silva, que já tem um índice técnico, e Henrique Pinheiro também estão disputando a vaga no Pan. Daqui a duas semanas, o cavaleiro olímpico Marcelo Tosi viaja para os EUA, onde competirá no Internacional 5* de Kentucky, meca da modalidade no país.