O brasileiro Giovani Felipin conquistou a medalha de ouro na categoria acima dos 84 quilos do caratê nos Jogos Pan-Americanos Júnior de Cáli, na Colômbia. Ele venceu o mexicano Pablo Palomino por 2 a 1 neste domingo (5) com o segundo ponto sendo marcado a sete segundos do fim. Lucas dos Santos também fez final, na até 60 quilos, e perdeu por 1 a 0 para Frank Ruiz, dos Estados Unidos, ficando com a prata. Já Rafaela Silva, na acima dos 68kg, perdeu a semi para a peruana Gianella Fernandez por 3 a 1 e terminou com o bronze.
Giovani Felipin venceu todas as lutas que fez no caraté dos Jogos Pan-Americanos Júnior de Cáli. Na fase de classificação foram três. Primeiro fez 1 a 0 sobre o mesmo mexicano da final, depois o mesmo placar contra o canadense Émile Desrosiers e, por fim, 8 a 0 em cima de Parth Kansara, dos Estados Unidos. Nas semifinais, disputadas também neste domingo, ele derrotou o boliviano Nicolás Arispe por 1 a 0 e foi para a disputa do ouro.
+ Pedro Samuel Silva fecha o wrestling com o bronze
Medalha de prata
Lucas dos Santos começou bem a campanha dele na competição e venceu por 4 a 1 a primeira luta, contra o equatoriano Jesus Enrique Zambrano. A seguir, aplicou 2 a 0 no costa-riquenho Reine Mora e perdeu a terceira e última da fase de classificação para o peruano Kurt Vargas no senshu após empate por 1 a 1. Ou seja, o adversário venceu por ter pontuado primeiro. Apesar da derrota, Lucas ficou em primeiro a fase de grupos e, na semifinal, passou pelo venezuelano Alejandro Hernandez por decisão dos juízes após a luta terminar sem pontuação.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Bronze de Rafaela
Já Rafaela Silva garantiu efetivamente a medalha no sábado (4) após se classificar para a semifinal. No caratê não há disputa do bronze, então os dois derrotados nas semifinais ficam com a medalha. A brasileira chegou em uma delas após ficar em segundo na fase de grupos. Venceu três dos quatro combates que vez, inclusive sobre a mesma Gianella, por 3 a 0. A peruana foi a terceira melhor com duas vitórias em quatro lutas. O outro bronze ficou com a hondurenha Andrea Mendez.