8 5
Siga o OTD

Pan Júnior - Cáli 2021

Ouro, prata e bronze para os brasileiros no último dia do caratê

Giovani Felipin foi campeão na categoria acima dos 84 quilos vencendo cinco de cinco lutas; já Lucas dos Santos perdeu para atleta dos EUA a final da até 60 e Rafaela Silva parou na semi na acima de 68kg

Giovani Felipin caratê medalha de ouro Jogos Pan-Americanos Júnior de Cáli Pan
Giovani Felipin venceu as cinco lutas que fez na Colômbia (Luiza Moraes/COB)

O brasileiro Giovani Felipin conquistou a medalha de ouro na categoria acima dos 84 quilos do caratê nos Jogos Pan-Americanos Júnior de Cáli, na Colômbia. Ele venceu o mexicano Pablo Palomino por 2 a 1 neste domingo (5) com o segundo ponto sendo marcado a sete segundos do fim. Lucas dos Santos também fez final, na até 60 quilos, e perdeu por 1 a 0 para Frank Ruiz, dos Estados Unidos, ficando com a prata. Já Rafaela Silva, na acima dos 68kg, perdeu a semi para a peruana Gianella Fernandez por 3 a 1 e terminou com o bronze.

Giovani Felipin venceu todas as lutas que fez no caraté dos Jogos Pan-Americanos Júnior de Cáli. Na fase de classificação foram três. Primeiro fez 1 a 0 sobre o mesmo mexicano da final, depois o mesmo placar contra o canadense Émile Desrosiers e, por fim, 8 a 0 em cima de Parth Kansara, dos Estados Unidos. Nas semifinais, disputadas também neste domingo, ele derrotou o boliviano Nicolás Arispe por 1 a 0 e foi para a disputa do ouro.

+ Pedro Samuel Silva fecha o wrestling com o bronze

Medalha de prata

Lucas dos Santos começou bem a campanha dele na competição e venceu por 4 a 1 a primeira luta, contra o equatoriano Jesus Enrique Zambrano. A seguir, aplicou 2 a 0 no costa-riquenho Reine Mora e perdeu a terceira e última da fase de classificação para o peruano Kurt Vargas no senshu após empate por 1 a 1. Ou seja, o adversário venceu por ter pontuado primeiro. Apesar da derrota, Lucas ficou em primeiro a fase de grupos e, na semifinal, passou pelo venezuelano Alejandro Hernandez por decisão dos juízes após a luta terminar sem pontuação.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Bronze de Rafaela

Já Rafaela Silva garantiu efetivamente a medalha no sábado (4) após se classificar para a semifinal. No caratê não há disputa do bronze, então os dois derrotados nas semifinais ficam com a medalha. A brasileira chegou em uma delas após ficar em segundo na fase de grupos. Venceu três dos quatro combates que vez, inclusive sobre a mesma Gianella, por 3 a 0. A peruana foi a terceira melhor com duas vitórias em quatro lutas. O outro bronze ficou com a hondurenha Andrea Mendez.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Mais em Pan Júnior - Cáli 2021