O topo do pódio é do Brasil! Na disputa do decatlo, a prova mais difícil do atletismo masculino, nos Jogos Pan-Americanos Júnior de Cáli, José Fernando, o Balotelli, foi dominante. Nesta quarta-feira (1), o segundo dia de disputas da modalidade, o brasileiro foi quase perfeito e terminou com o ouro, com 7360 pontos. Jonathan da Silva, outro atleta do país na mesma prova, acabou na quarta posição, com 6733. Com o título, José Fernando se garantiu nos Jogos de Santiago 2023.
-Cubano celebra antes da hora e Igor Fernando leva o ouro no segundo final
Como a disputa do decatlo é composta por 10 modalidades, a prova é dividida em dois dias. No primeiro dia, Balotelli, como o brasileiro é popularmente conhecido, acabou ficando entre os primeiros colocados. Já nesta quarta-feira, o atleta do Brasil simplesmente dominou tudo, vencendo 4 das cinco disputas, e disparou na liderança.
“Eu jogava futebol, mas num determinado momento precisei dar uma força para minha mãe, Ana Júlia, e aí surgiu a oportunidade de ganhar uma bolsa atleta do Estado de Pernambuco no atletismo. Comecei e gostei”, contou. “É muito gratificante ficar com o título, estou muito feliz com tudo isso. É muito treino e tenho de ser guerreiro todos os dias”, disse José Santana.
Como foi dia
Sem deixar chances. Foi assim que José Fernando competiu nesta quarta-feira. Na primeira prova do dia, os 110m com barreiras, Balotelli ditou o ritmo, fez o melhor tempo e somou 929 pontos, se colocando entre os primeiros colocados. No lançamento de disco, mais uma vez o brasileiro foi o melhor e, somando 735 pontos, passou a brigar pela liderança do decatlo nos Jogos Pan-Americanos Júnior de Cáli.
Na terceira prova do dia, Balotelli literalmente deu aula. Na disputa do salto com vara, o brasileiro passou parte da competição “disputando sozinho”, já que foi o único que passou pelo sarrafo acima de 4.60m, e abriu ainda mais vantagem na liderança da competição, ao somar importantes pontos.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
A penúltima prova do dia foi o lançamento do dardo, que é a prova preferida de Balotelli. Desta forma, a liderança passou para a mão do brasileiro na segunda tentativa, quando José Fernando alcançou mais de 57m, e o título do decatlo nos Jogos Pan-Americanos Júnior de Cáli passou a ser somente questão de tempo. Na última prova, apesar dos 1500m ser a menos preferida de Balotelli, o resultado não tirou a medalha de ouro do Brasileiro.