Os jovens talentos brasileiro têm mais um desafio nesta temporada. Desta vez, com presença de medalhistas mundiais, seis pesistas estão em Cáli, na Colômbia, para a disputa dos Jogos Pan-Americanos Júnior, que começam nesta quinta-feira (25) e seguem até o dia 5 de dezembro.
O primeiro dia de competições dos atletas do país na modalidade será na sexta (26). Para o levantamento de pesos, o Brasil terá competidores que vêm de uma boa temporada internacional e com medalhas no currículo: Júlia Vieira (55 kg); Lourdes Califrer (64kg), Taiane Justino (+87kg), Victor Telles (73kg), Cayo Elcias (81kg) e Rafael Mendes (+109kg) serão os representantes brasileiros.
Os grandes destaques do país na modalidade ficam por conta de Júlia e Taiane. Na temporada, as duas somam dez medalhas internacionais, sendo uma da primeira e nove da segunda.
+ Dez motivos para acompanhar os Jogos Pan-americanos Júnior
Fenômeno
Dos nove pódios faturados por Taiane Justino no levantamento de peso, três foram em uma categoria acima da sua de origem. No Pan-Americano Sub-20, a carioca levantou 219kg, sendo 97kg no arranco e 122kg no arremesso, o que rendeu a ela uma prata no segundo movimento e dois bronzes (um no geral e outro no arranco).
Já na sua categoria de origem, sub-17, a pesista acumula seis medalhas no ano. A impressionante marca da atleta foi acumulada nas duas principais competições da categoria, o Pan-Americano e o Mundial. No primeiro, ela alcançou três pratas, enquanto, no segundo, foram dois vice-campeonatos e um terceiro lugar.
Com o bom retrospecto recente, Taiane agradeceu a oportunidade de participar de um evento desta magnitude e mostrou confiança em um bom resultado em Cali.
“Os campeonatos anteriores tiveram muita importância, serviram para autoconfiança e segurança. Estar aqui é uma oportunidade única, estou muito feliz por ter a oportunidade de participar deste evento. Podem ter certeza de que estou aqui para dar e apresentar o meu melhor, espero superar as minhas marcas. Eu vou para cima”, garantiu a atleta.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Braba
Júlia Vieira também vem de um bom resultado. A pesista esteve, ao lado de Taiane, no Mundial Sub-17 de levantamento de peso, e na competição conseguiu a marca de 97kg no arremesso, suficiente para levar a prata para casa. Ela também enalteceu a sua participação nos Jogos Pan-Americanos de Cali e falou sobre a confiança que o pódio no campeonato deu a ela.
“O bom resultado no Mundial me ajudou na confiança e na inspiração também. É muito bom ter a sensação de que estou no caminho certo. A minha expectativa para cá é superar as minhas marcas, conseguir ter controle emocional, que é a minha maior dificuldade, e fazer uma boa competição”, afirmou Júlia.
Programação em Cáli
As competições de levantamento de pesos já vão acontecer no início dos Jogos. A primeira data da modalidade está programada para acontecer nesta sexta-feira (26). No dia, a única brasileira a entrar em ação vai ser Júlia Vieira, que está na categoria para 55kg. O começo das atividades acontece às 21h30 (de Brasília).
No segundo dia de disputas na modalidade, neste sábado (27), três atletas do Brasil vão à plataforma. O primeiro vai ser Victor Telles na categoria para 73kg. O amazonense começa a sua disputa às 14h. Às 19h, vai ser a vez de Cayo Elcias no torneio para 81kg. Por último, Lourdes Califrer levanta a barra às 21h30 na categoria para 64kg.
O país só volta a ter representantes em ação no levantamento de peso no último dia, próxima segunda-feira (29). Taiane Justino, pelo +87kg, começa a sua performance às 11h, enquanto Rafael Mendes, pelo +109kg, encerra a participação brasileira às 11h30.