Siga o OTD

Jogos Olímpicos

Futsal e Futebol de Areia podem entrar no programa olímpico

FIFA acena aproximação com o COI e sinaliza recomendações para a inclusão do Futsal e do Futebol de Areia no programa olímpico

Futsal, jogos olímpicos, olimpíadas, futebol de areia, fifa
Foto do jogo de semifinal da Copa do Mundo de Futsal entre Brasil e Ucrânia- Divulgação: FIFA

Uma longa espera pode estar chegando ao fim. A entrada do Futsal no programa olímpico provavelmente nunca esteve tão perto de se tornar realidade quanto agora. De acordo com o jornalista João Barreto, da Cazé TV, a FIFA deve encaminhar três recomendações para o COI (Comitê Olímpico Internacional). Entre as solicitações está a inclusão do Futsal e do Futebol de Areia como modalidades olímpicas.

+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

Pedido frequente entre os amantes do futebol pelo mundo inteiro, a entrada inédita do Futsal no programa olímpico sempre enfrentou barreiras. Isso porque esta inclusão depende de um estreitamento na relação entre as duas maiores entidades esportivas do planeta, o COI e a FIFA, que é a gestora da modalidade desde 1989.

Relação, esta, que historicamente se mostrou distante. A briga política entre as entidades decorre em razão do Futebol. A modalidade entrou nas Olimpíadas em 1908 e, até 1928, foi a principal competição internacional. Tudo mudou quando a FIFA criou a Copa do Mundo de Futebol, em 1930. Para garantir a importância praticamente exclusiva do torneio, a entidade começou a impedir que os grandes atletas fossem aos Jogos Olímpicos, permitindo apenas a participação de jogadores com até 23 anos de idade.

Desde então, a disputa criou um entrave para a inclusão das outras modalidades geridas pela FIFA ao programa olímpico. Vale lembrar que tanto o Futsal, quanto o Futebol de Areia cumprem todos os requisitos estabelecidos pelo COI para estarem nas Olimpíadas. Ou seja, o afastamento é totalmente motivado por questões políticas.

Caminho aberto?

Em 2018, um grande passo foi dado para um possível acordo entre as organizações. O ponto de partida foi a adesão do futsal aos Jogos Olímpicos da Juventude daquele ano, em Buenos Aires. Na ocasião, o Brasil faturou a medalha de ouro no masculino, enquanto Portugal foi o campeão no torneio feminino.

Agora, com este possível envio das recomendações por parte da FIFA ao COI, o caminho para a inclusão destas duas modalidades pode estar finalmente aberto. Vale lembrar que é praticamente impossível que os esportes entrem neste ciclo olímpico para Los Angeles-2028. Isso porque a edição já contará com a inclusão de cinco modalidades: o Flag Football, Críquete, Squash, Lacrosse e Beisebol/Softbol. Então, a torcida ficará para Brisbane-2032, na Austrália.

Mudanças no Futebol Feminino?

Por fim, vale destacar que, ainda de acordo com o jornalista João Barreto, a FIFA solicitou a mudança do futebol feminino nas Olimpíadas de 12 para 16 equipes, igualando ao masculino. A modalidade está presente no programa olímpico desde 1996, inicialmente com oito equipes. A partir dos Jogos Olímpicos de 2004 o número aumentou para dez e, em 2008, chegou nas 12 vagas que permanecem até hoje.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Paulista de 25 anos. Graduando em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonado por esportes.

Clique para comentar

Você deve estar logado para postar uma comentário Login

Deixe um Comentário

Mais em Jogos Olímpicos