Uma longa espera pode estar chegando ao fim. A entrada do Futsal no programa olímpico provavelmente nunca esteve tão perto de se tornar realidade quanto agora. De acordo com o jornalista João Barreto, da Cazé TV, a FIFA deve encaminhar três recomendações para o COI (Comitê Olímpico Internacional). Entre as solicitações está a inclusão do Futsal e do Futebol de Areia como modalidades olímpicas.
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
Pedido frequente entre os amantes do futebol pelo mundo inteiro, a entrada inédita do Futsal no programa olímpico sempre enfrentou barreiras. Isso porque esta inclusão depende de um estreitamento na relação entre as duas maiores entidades esportivas do planeta, o COI e a FIFA, que é a gestora da modalidade desde 1989.
Relação, esta, que historicamente se mostrou distante. A briga política entre as entidades decorre em razão do Futebol. A modalidade entrou nas Olimpíadas em 1908 e, até 1928, foi a principal competição internacional. Tudo mudou quando a FIFA criou a Copa do Mundo de Futebol, em 1930. Para garantir a importância praticamente exclusiva do torneio, a entidade começou a impedir que os grandes atletas fossem aos Jogos Olímpicos, permitindo apenas a participação de jogadores com até 23 anos de idade.
Desde então, a disputa criou um entrave para a inclusão das outras modalidades geridas pela FIFA ao programa olímpico. Vale lembrar que tanto o Futsal, quanto o Futebol de Areia cumprem todos os requisitos estabelecidos pelo COI para estarem nas Olimpíadas. Ou seja, o afastamento é totalmente motivado por questões políticas.
Caminho aberto?
Em 2018, um grande passo foi dado para um possível acordo entre as organizações. O ponto de partida foi a adesão do futsal aos Jogos Olímpicos da Juventude daquele ano, em Buenos Aires. Na ocasião, o Brasil faturou a medalha de ouro no masculino, enquanto Portugal foi o campeão no torneio feminino.
Agora, com este possível envio das recomendações por parte da FIFA ao COI, o caminho para a inclusão destas duas modalidades pode estar finalmente aberto. Vale lembrar que é praticamente impossível que os esportes entrem neste ciclo olímpico para Los Angeles-2028. Isso porque a edição já contará com a inclusão de cinco modalidades: o Flag Football, Críquete, Squash, Lacrosse e Beisebol/Softbol. Então, a torcida ficará para Brisbane-2032, na Austrália.
Mudanças no Futebol Feminino?
Por fim, vale destacar que, ainda de acordo com o jornalista João Barreto, a FIFA solicitou a mudança do futebol feminino nas Olimpíadas de 12 para 16 equipes, igualando ao masculino. A modalidade está presente no programa olímpico desde 1996, inicialmente com oito equipes. A partir dos Jogos Olímpicos de 2004 o número aumentou para dez e, em 2008, chegou nas 12 vagas que permanecem até hoje.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY