Siga o OTD

Jogos Olímpicos

Chile candidata Santiago para sediar Jogos Olímpicos de 2036

Chile lança oficialmente a carta com intenção de levar os Jogos Olímpicos para Santiago em 2036

Santiago 2036 Divulgação/teamchile_coch
Foto: Divulgação/teamchile_coch

Olimpíada em Santiago? A capital do Chile demonstrou interesse em se candidatar a sediar a edição de 2036 da Olimpíada. O anúncio foi feito neste sábado, 1º, pelo Ministério de Esportes do Chile, e contou com forte apoio do presidente Gabriel Boric. A capital chilena recebeu os Jogos Pan-Americanos de 2023, que serviu como termômetro para o país.

Segundo publicação nas redes sociais da instituição, o ministro do esporte Jaime Pizarroh foi instruído a iniciar formalmente as diligências administrativas para candidatar Santiago como sede dos Jogos Olímpicos de 2036. A carta com as intenções do país foi enviada pelo Comitê Olímpico Chileno.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Uma das iniciativas que endossam a candidatura de Santiago e deve tramitar no parlamento chileno é a realização de atividade física nos estabelecimentos de ensino do país durante 1 hora diária. Além disso, o país também reforçou que sediará importantes eventos internacionais no muito esportivo, como Sul-Americano de basquete feminino em 2024 e no ano seguinte será a vez da Americup e Mundial de Futebol Masculino Sub-20, e finaliza com o Mundial de Ciclismo Estrada em 2027.

Jogos Pan-Americanos 2023

O último grande evento esportivo sediado em Santiago foi os Jogos Pan-Americanos de Santiago em 2023. O povo chileno abraçou a edição, porém os Jogos apresentaram alguns problemas de infraestrutura e organização, com reclamações no transporte público e acessibilidade em locais de disputas.

Esportivamente, a edição de 2023 foi histórica para o Brasil. Com a segunda colocação geral no quadro de medalhas, com 205 medalhas, sendo 66 ouros, 73 pratas e 66 bronzes. Dentre os vários momentos da campanha brasileira no Chile, destacam-se a prata do beisebol, o heptacampeonato do handebol feminino, medalhas históricas no remo e wrestling, vagas olímpicas no boxe, hegemonia da ginástica rítmica e a cobertura in loco do Olimpíada Todo Dia.

Formada em Jornalismo pela Unesp-Bauru, participou da Rio-2016 como voluntária, cobriu a Olimpíada de Tóquio-2020 pelo Olimpíada Todo Dia e hoje coordena as Redes Sociais do OTD.

Mais em Jogos Olímpicos