No primeiro dia (7) de competições dos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018, o judoca João Santos chegou bem perto da primeira medalha na competição que está sendo realizada na Argentina. Na categoria até 66 kg, o brasileiro acabou perdendo duas vezes para o cubano Kimy Blanco, uma na estreia e outra na última fase da repescagem, ficou de fora do pódio e terminou em 7° lugar.
João Santos até venceu duas lutas, mas não conseguiu passar pelo judoca de Cuba. No primeiro desafio Kimy Blanco, o brasileiro perdeu por um um wazari. Mas a segunda luta entre eles foi muito disputada e aberta, tanto que só foi decidida no golden score. Melhor para o cubano que venceu e foi para a disputa do bronze da categoria.
Mas nas duas vitórias que conquistou na competição, João Santos venceu com autoridade. Contra Ahad Al-Sagheer. do Iêmen, ele conseguiu vencer por ippon. Na luta seguinte, diante do camaronês Jalen Kon Eijah, o judoca brasileiro já vencia por um wazari quando encaixou outra bela queda e foi declarado vencedor por ippon.
A pedra no sapato do brasileiro foi mesmo foi mesmo o cubano Blanco, que, na disputa do bronze, terá pela frente o espanhol Pena Insausti.