Medalhista de bronze no pentatlo moderno, Yane Marques será uma das embaixadoras nos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires 2018.
Medalhista de bronze no pentatlo moderno em Londres 2012, a brasileira Yane Marques será uma das embaixadoras nos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires 2018. Além da pernambucana, o guatemalteco Charles Fernandez e a australiana Chloe Esposito também foram chamados.
Yane e Charles serão os modelos dos jovens praticantes do pentatlo durante a competição, intitulados “Athlete Role Models” (atletas modelo). Já Chloe, campeã olímpica no pentatlo, trabalhará diretamente com a delegação australiana, em suas diversas modalidades (“Young Change Maker”). A interação ocorrerá nos dias 12 a 14 e 16 de outubro.
Todos os atletas estiveram no Jogos Olímpicos Rio 2016, sendo Esposito a atual campeã olímpica na modalidade. Na ocasião, Yane foi a porta-bandeira da delegação brasileira e terminou na 23ª colocação no pentatlo moderno.
Campeão mundial júnior em 2017, Fernadez afirmou que é “uma honra e benção ser escolhido como atleta modelo nos Jogos Olímpicos de 2018. Há quatro anos, eu perdi a oportunidade de participar da competição por estar três dias acima da idade permitida, mas nunca imaginei que, quatro anos depois, seria chamado para participar e representar a Guatemala”.
O guatemalteco ainda comentou sobre a sua função durante os Jogos na capital argentina. “Ser capaz de impactar atletas é uma ótima oportunidade para mim. Eu já fui um jovem atleta que sonhava com Jogos Olímpicos e se não fossem por meus mentores e pessoas que me ajudaram, eu não teria conseguido transformar este sonho em realidade”.
Os Jogos Olímpicos da Juventude serão realizados entre os dias seis e 18 de outubro deste ano em Buenos Aires, capital da Argentina.