Nessa terça-feira (21), nos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno, realizados em Lausanne, Suíça, apenas os atletas do cross country competiram. O Brasil teve representantes na prova de 5km feminino e nos 10km masculino. Como nenhum outro atleta brasileiro competirá nas modalidades que ocorrem na quarta-feira (21), encerrou-se a participação do país em Lausanne 2020.
O atleta do snowboard cross country Noah Bethonico, que ontem obteve o melhor resultado do Brasil até aqui em Lausanne, iria competir com três australianos – Amber Essex, Zoe Michael e Jasper Cobcroft – para a competição mista de snowboard cross, mas o quarteto não iniciou a sua bateria.
As mulheres iniciaram as competições por volta das 7hs do horário de Brasília. Duas brasileiras, Eduarda Ribera e Taynara da Silva, estavam inscritas para participar da prova. Eduarda, entretanto, não iniciou a prova, juntamente com outras três atletas.
Taynara da Silva completou os 5km do cross country no tempo de 22:57:7, ficando na 74ª colocação. Sua melhor parcial foi a primeira, quando passou os 1.2km na 73ª colocação em 4:28:6. Taynara ficou 8:42.6 segundos acima da vencedora da prova, a sueca Maerta Rosemberg. A prata foi para a suíça Siri Wigger e o bronze para a americana Kendall Kramer.
+ INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE
Os homens começaram os 10km do cross country por volta das 9 horas do horário de Brasília. Rhaik Bomfim e Manex Silva representaram o Brasil. O melhor dentre os dois foi Manex, que ficou na 55ª colocação, com um tempo de 31:13:2. Rhaik concluiu a prova em 32:16:7, ficando em 62º.
O ouro ficou com o russo Iliya Tregubov, com um tempo de 26:40:5. A prata ficou com o alemão Elias Keck e o bronze com o americano Will Kock.
12 atletas competiram em seis modalidades em Lausanne. Entre eles: Gustavo Ferreira, no monobob, Larissa Cândido e Lucas Carvalho, no skeleton, Taynara da Silva, no biatlo, Eduarda Ribera, Manex Silva e Rhaick Bomfim, no esqui cross country, Noah Bethonico, no snowboardcross e a equipe mista de curling, composta por Gabriela Rogic Farias, Leticia Cid, Vitor Melo e Michael Velve.
O melhor resultado do Brasil, como dito, foi um 11º lugar com Noah Bethonico, no snowboardcross. Outro bom resultado foi a 13ª colocação de Gustavo Ferreira, no monobob. Confira os resultados dos outros brasileiros:
Larissa Cândido (skeleton) – 19º lugar
Lucas Carvalho (skeleton) – 20º lugar
Manex Silva (cross country) – 39º lugar (cross country sprint), 49º lugar (cross country cross), 55º lugar (cross country 10km)
Rhaik Bomfim (cross country) – 50º lugar (cross country sprint) 76º lugar (cross country cross), 62º lugar (cross country 10km)
Eduarda Ribera (cross country) – 72º Lugar (corss country sprint). 73º lugar (cross country cross),
Taynara da Silva (biatlo) – 74º lugar (cross country cross e 5km), 77º lugar (cross country sprint), 94º lugar (biatlo).
Curling Misto – 12º, 0 vitórias, 5 derrotas