O Brasil perdeu para o Japão por 3 sets a 2 (27/25, 20/25, 19/25, 25/15 e 15/9), nesta sexta-feira (4), pela semifinal do torneio de vôlei feminino dos Jogos Mundiais Universitários de Chengdu, na China. Dessa forma, a equipe terá que disputar o terceiro lugar da competição, rumo à medalha de bronze, contra o perdedor do duelo entre Polõnia e China.
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
- Pinheiros bate o Brusque e vence segunda seguida na Superliga
Vindo de três vitórias em sequência, o Brasil vivenciou momentos distintos ao longo da partida contra o Japão. A equipe começou mal, se recuperou e chegou a ter 23/19 no primeiro set, mas tomou a virada em 27/25. Após o momento instável, a seleção dominou os dois sets seguintes, ainda que apresentando alguma oscilação, e venceu por 25/20 e 25/19.
A partir do quarto set, o cenário mudou. O Japão encaixou seu jogo e passou a ser dominante na partida. A equipe fez uma quarta parcial arrasadora e levou a vitória por 25/15, forçando assim o tie-break. Por lá, o Brasil abriu 3/0 de frente, mas não sustentou a vantagem e tomou a virada, perdendo por 15/9.
A disputa do bronze acontecerá no domingo (6), às 07h (horário de Brasília).
Fernando Gomes colocou Lyara, Leticya, Sabrina Groth, Camila Mesquita, Jussara, Sabrina Machado e Laís Lima (L) como titulares. No entanto, a central Lenara entrou no lugar de Leticya ainda no primeiro set. Ao longo da partida, o técnico também promoveu a inversão do 5×1, com as entradas de Duda Lima e Mikaella Costa. Além disso, Natalia Danielski e Bruna Gonzaga entraram ao longo da partida.
Camila Mesquita voltou a ser a maior pontuadora da partida, desta vez com 28 pontos. Foram 24 de ataque e quatro de bloqueio. Sabrina Machado anotou 18 pontos, enquanto Jussara marcou 16. Pelo lado do Japão, Yoshino Sato anotou 14 pontos, todos de ataque. Foram 15 erros brasileiros contra 17 das japonesas.
Jogos Mundiais Universitários de Chengdu
O Brasil acumula três ouros, uma prata e dois bronzes no vôlei feminino em Jogos Mundiais Universitários. O último pódio obtido foi em 2013, quando levou a prata. Considerando também o masculino, o Brasil já tem nove medlahas no vôlei em Universíades.
Vale destacar que os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu deveriam acontecer em 2019, mas foram adiados em dois anos por conta da pandemia de Covid-19. A competição reúne 18 modalidades, com atletas com idades entre 18 e 27 anos, que dividem a vida atlética com a estudantil. O Brasil conta com 155 esportistas, sendo que o vôlei feminino é a base da Unip-SP.