Siga o OTD

Taekwondo

Nivea Barros perde na luta da medalha nos Jogos de Chengdu

Brasileira venceu iraniana e perdeu para chinesa na luta que valeu a medalha nos Jogos Mundiais Universitários

Nivea Barros em ação nos Jogos Mundiais Universitários de Chengdu taekwondo
(Foto: Guilherme Taboada/CBTKD/Arquivo)

A brasileira Nivea Barros chegou perto de conquistar uma medalha nos Jogos Mundiais Universitários de Chengdu, mas acabou derrotada na luta decisiva. Competindo na categoria até 49kg do taekwondo, ela venceu uma luta e chegou até as quartas de final, onde perdeu para a chinesa Luo Miaoyi, nesta terça-feira (01º). Lucas Ostapiv (80kg) caiu nas oitavas de final, enquanto Bruno Leal (58kg) e Gabriela Mello (67kg) caíram na primeira rodada.

Nivea Barros estreou de forma direta nas oitavas de final e venceu a iraniana Ghazal Soltani por 2 a 0, em parciais de 11/6 e 6/6. Em seguida, a potiguar enfrentou Luo Miaoyi pelas quartas de final, em luta que valia um lugar no pódio. Não há disputa de terceiro lugar no taekwondo, ou seja, os derrotados na semifinal garantem um bronze. A chinesa levou a melhor em 11/5 e 4/3.

Nivea foi a quarta atleta brasileira a chegar nas quartas de final no taekwondo nesta edição dos Jogos Mundiais Universitários. Um dia antes, Matheus Gilliard (54kg), Vitória Lima (57kg) e João Victor Diniz (68kg) já haviam ficado a uma vitória da medalha. Oito brasileiros ainda entrarão em ação na competição, que reúne atletas com idades entre 18 e 27 anos.

Outros três atletas lutaram nesta terça-feira.
Lucas Ostapiv (80kg), que esteve presente no Mundial de taekwondo há três meses, venceu o francês Mehdi Jermani na estreia, mas caiu diante do iraniano Mehran Barkhordari nas oitavas de final. Bruno Leal (58kg) perdeu para o iraniano Alireza Hosseinpour, enquanto Gabriela Mello (67kg) caiu diante da sul-coreana Jo Heekyeong, ambos na estreia.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Taekwondo