Siga o OTD

Judô

Brasil é bronze na disputa por equipes femininas do judô

Com Thayná, Shirlen, Luana, Maria Lizardo e Agatha, Brasil é bronze por equipes no judô nos Jogos de Chengdu

Brasil conquista medalha de bronze na disputa por equipes femininas do judô nos Jogos Mundiais Universitários de Chengdu
(Foto: Saulo Cruz/CBDU)

Mais uma medalha! O Brasil conquistou o bronze na disputa por equipes femininas do judô nos Jogos Mundiais Universitários de Chengdu, na China, nesta terça-feira (01º). O time formado por Thayná Lemos, Shirlen Nascimento, Luana Costa, Maria Paula Lizardo e Agatha Silva venceu três confrontos, incluindo a Holanda no confronto decisivo.

Este foi o segundo pódio do Brasil nos Jogos Mundiais Universitários de Chengdu, o segundo no judô. Um dia antes da disputa por equipes, Agatha Silva já havia levado o bronze no peso pesado individual. Dessa forma, o Brasil agora acumula 39 medalhas no judô na história das Universíades, sendo três ouros, outo pratas e 27 bronzes.

Como foi a disputa

Para conseguir o pódio, o Brasil precisou superar dois países asiáticos e um europeu. Thayná Lemos (52kg), Shirlen Nascimento (57kg) e Luana Costa (63kg) foram as atletas mais ativas da equipe, participando de lutas em todos os confrontos. O time venceu a Índia, nas oitavas de final, e o Uzbequistão, ambos por 3 a 0, até chegar na semifinal.

Brasil nos Jogos Mundiais Universitários de Chengdu judô
Equipe feminina brasileira antes de entrar em ação (Foto: Saulo Cruz/CBDU)

Já na semifinal, o time brasileiro acabou derrotado pela Alemanha por 3 a 1. Thayná Lemos perdeu para Annika Wurfel com waza-ari seguido de ippon, Luana Costa caiu para Agatha Schmidt por ippon e, por fim, Maria Paula Lizardo (70kg) foi derrotada por Samira Bock, também por ippon. Shirlen Nascimento ganhou de Laila Gobel por waza-ari.

Apesar da derrota, a equipe se encaminhou para a disputa de bronze, onde encarou a Holanda, vinda da repescagem. Valendo a medalha, o Brasil venceu por 3 a 0, outra vez com vitória dos pesos leves e meio-médios. Thayná bateu Amber Gersjes e Shirlen passou por Danique Janssen, enquanto Luana ganhou de Nadiah Krachten, todas as lutas decididas com waza-ari.

Time masculino cai na primeira rodada

A equipe masculina do Brasil também entrou em ação nesta terça-feira, mas caiu na primeira rodada, perdendo para a Moldávia por 3 a 2. Ítalo Mazzili venceu Radu Izvoreanu por ippon, enquanto Giovani Ferreira ganhou por W.O. Gabriel Falcão perdeu para Adil Osmanov, Thiago Pinho caiu diante de Catalin Marian e Lucas Lima foi superado por Iurie Mocanu.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Judô