A seleção brasileira universitária de basquete masculino venceu a Lituânia por 84 a 78, na manhã desta segunda-feira (31), e garantiu a primeira colocação do grupo A nos Jogos Mundiais Universitários de Chengdu. Assim, a equipe se classificou para as quartas de final, onde enfrentará a Romênia.
- Sem Gui Santos, Warriors vence Wizards na NBA
- Mackenzie vence pela primeira vez na Superliga após 12 anos
- Flamengo atropela Caxias e assume a liderança do NBB
- Laura Pigossi se recupera de revés e avança nas duplas em Cáli
- Davi Fujii e Karina Senaga avançam aos playoffs em Caracas
Vindo de duas vitórias sólidas, o Brasil teve um adversário duro na despedida da fase de grupos. A Lituânia também havia vencido as duas primeira partidas e não fez jogo fácil. O primeiro tempo foi bem equilibado, com alternâncias de placar o tempo todo. No fim, a equipe europeia foi para os vestiários com vantagem de 41 a 39.
Foi no terceiro período que o Brasil venceu a partida. Em dez minutos de almanaque, a seleção venceu a parcial por 21 a 9, retomou a dianteira do placar e colocou dez pontos de vantagem para os lituanos. No último período, a Lituânia chegou a cortar a diferença para três pontos duas vezes, mas o Brasil sustentou bem a vantagem para fechar em 84 a 78.
O Brasil começou o jogo com: Adyel Borges, Jonas Buffat, Caio Pacheco, Mãozinha e Victão. Vindo do banco, Paulo Zú foi um dos protagonistas da partida, sendo o jogador que mais esteve em quadra pela seleção brasileira (26 minutos). Ele anotou 19 pontos e pegou seis rebotes. Caio Pacheco voltou a ser o cestinha do jogo, com 21 pontos. Mãozinha ainda marco u18 pontos, enquanto Adyel fez 12.
Brasil com 100% de aproveitamento
Foi a terceira vitória do Brasil nos Jogos Mundiias Universitários de Chengdu. Antes, o país já havia batido a China por 89 a 79 e o Taiwan por 118 a 60. Dessa forma, com 100% de aproveitamento, a equipe garantiu o primeiro lugar do grupo A e se classificou para as quartas de final. A Lituânia, que também havia vencido seus dois primeiros jogos, ficou em segundo lugar.
Agora, na próxima fase, a equipe enfrentará a Romênia, na quarta-feira (02), às 04h (horário de Brasília). Vale destacar que os Jogos Mundiais Univesitários de Chengdu reúnem atletas de 18 a 27 anos em 18 modalidades. No caso do basquete, o Brasil conta com uma seleção sub-26. A equipe masculina tem 11 jogadores que foram destaques no último NBB, além de Caio Pacheco, presença frequente nas convocações da seleção brasileira adulta.