Siga o OTD

Basquete

Brasil vence outra e fecha primeira fase do basquete em 1º lugar

Seleção masculina vence Lituânia, fecha primeira fase na liderança do grupo e vai pegar Romênia nas quartas em Chengdu

Paulo Zú no basquete do Brasil nos Jogos Mundiais Universitários de Chengdu
(Foto: Célio Júnior/CBDU)

A seleção brasileira universitária de basquete masculino venceu a Lituânia por 84 a 78, na manhã desta segunda-feira (31), e garantiu a primeira colocação do grupo A nos Jogos Mundiais Universitários de Chengdu. Assim, a equipe se classificou para as quartas de final, onde enfrentará a Romênia.

Vindo de duas vitórias sólidas, o Brasil teve um adversário duro na despedida da fase de grupos. A Lituânia também havia vencido as duas primeira partidas e não fez jogo fácil. O primeiro tempo foi bem equilibado, com alternâncias de placar o tempo todo. No fim, a equipe europeia foi para os vestiários com vantagem de 41 a 39.

Foi no terceiro período que o Brasil venceu a partida. Em dez minutos de almanaque, a seleção venceu a parcial por 21 a 9, retomou a dianteira do placar e colocou dez pontos de vantagem para os lituanos. No último período, a Lituânia chegou a cortar a diferença para três pontos duas vezes, mas o Brasil sustentou bem a vantagem para fechar em 84 a 78.

Caio Pacheco foi o cestinha outra vez (Foto: Célio Júnior/CBDU)

O Brasil começou o jogo com: Adyel Borges, Jonas Buffat, Caio Pacheco, Mãozinha e Victão. Vindo do banco, Paulo Zú foi um dos protagonistas da partida, sendo o jogador que mais esteve em quadra pela seleção brasileira (26 minutos). Ele anotou 19 pontos e pegou seis rebotes. Caio Pacheco voltou a ser o cestinha do jogo, com 21 pontos. Mãozinha ainda marco u18 pontos, enquanto Adyel fez 12.

Brasil com 100% de aproveitamento

Foi a terceira vitória do Brasil nos Jogos Mundiias Universitários de Chengdu. Antes, o país já havia batido a China por 89 a 79 e o Taiwan por 118 a 60. Dessa forma, com 100% de aproveitamento, a equipe garantiu o primeiro lugar do grupo A e se classificou para as quartas de final. A Lituânia, que também havia vencido seus dois primeiros jogos, ficou em segundo lugar.

Agora, na próxima fase, a equipe enfrentará a Romênia, na quarta-feira (02), às 04h (horário de Brasília). Vale destacar que os Jogos Mundiais Univesitários de Chengdu reúnem atletas de 18 a 27 anos em 18 modalidades. No caso do basquete, o Brasil conta com uma seleção sub-26. A equipe masculina tem 11 jogadores que foram destaques no último NBB, além de Caio Pacheco, presença frequente nas convocações da seleção brasileira adulta.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Basquete