O Brasil fez rodada dupla no basquete dos Jogos Mundiais Universitários de Chengdu neste domingo (30), na China. A equipe masculina conquistou uma grande vitória contra Taiwan, por 118 a 60, e garantiu classificação para a próxima fase. Já o time feminino perdeu para a Finlândia por 89 a 63, mas confirmou a classificação para as quartas de final da competição.
- Brasil bate o Uruguai e se aproxima da vaga à AmeriCup
- Palmeiras abre ampla vantagem na semi da Copa do Brasil sub-20
- Thaísa Daher se diz feliz após a despedida da seleção
- Guilherme Toldo disputa seu primeiro internacional após Paris
- Estrela Vermelha perde e joga fora grande chance na Euroliga
Entre os homens, o Brasil vinha com moral para o duelo contra Taiwan, após ter vencido os donos da casa da China na estreia, no dia anterior. No entanto, a equipe não precisou fazer muito esforço para superar o adversário asiático e fez um jogo bem confortável, desde os primeiros minutos até a reta final.
Coletivo funciona, mas lesão preocupa
Paulo Zú, Lucas Siewert, Caio Pacheco, Munford e Mãozinha começaram como titulares, mas nenhum deles jogou mais do que 20 minutos. Todos os jogadores da seleção entraram em quadra e tiveram boa minutagem. A exceção foi Felipe Ruivo, que sofreu uma lesão na coxa e atuou por apenas sete minutos. Sua situação para o restante da competição é incerta.
Lucas Siewert foi o cestinha da partida, com 20 pontos. Mãozinha e Adyel anotaram 13 pontos cada. O pivô ainda anotou dez rebotes e marcou um duplo-duplo. Cestinha da última partida, Caio Pacheco anotou 12 pontos, enquanto Gui Abreu marcou 11. Paulo Zú e Dikembe fizeram dez pontos cada. Pelo lado do Taiwan, Gao Jin-Wei marcou 15 pontos.
Com a vitória, o Brasil aparece na primeira colocação do grupo A do basquete masculino nos Jogos Mundiais Universitários de Chengdu. A equipe enfrentará a Lituânia nesta segunda-feira (31), às 08h30 (horário de Brasília), no encerramento da fase preliminar valendo a liderança da chave. Ainda neste domingo, a seleção europeia venceu a China por 79 a 67.
Equipe feminina classificada
Entre as mulheres, o Brasil perdeu para a Finlândia por 89 a 63, mas garantiu classificação para as quartas de final. A equipe terminou em segundo lugar no grupo C, após ter vencido a Romênia na estreia. A seleção feminina garantiu casa cheia para seu jogo de quartas: enfrentará a China na terça-feira (1º) às 7h30, horário de Brasília.
A Finlândia fez um começo de jogo arrasador e definiu o placar praticamente já no primeiro tempo. O Brasil melhorou na reta final, mas não impediu a derrota. Julia Letty foi a maior pontuadora do Brasil, com 14 pontos. Letícia Soares anotou 13, enquanto Luana Leite marcou 12. Letícia ainda pegou oito rebotes. Pelo lado da Finlândia, Sara Bejedi marcou 22 pontos.