8 5
Siga o OTD

Jogos Mundiais Universitários

Cerimônia de abertura de Chengdu-2021 é marcada por show de luzes e muitos pandas

Xi Jinping abre oficialmente Jogos Mundiais Universitários. Time UBrasil desfilou com uma delegação de 250 pessoas

cerimônia de abertura dos jogos mundiais universitários chengdu-2021 china
(Foto: Wu Gang / Chengdu-2021)

A 31ª edição dos Jogos Mundiais Universitários está oficialmente aberta! Com muita animação, show de luzes e pandas, a cerimônia de abertura aconteceu nesta sexta-feira (28), no Centro Esportivo do Lago Dong’an, em Chengdu, na China, e inaugurou o megaevento. O Brasil desfilou com uma delegação de 250 pessoas, entre atletas e oficiais. Sabrina Machado, do vôlei, e Gabriel Pedroso, do wushu, foram os porta-bandeira do Time UBrasil.

+ Tudo o que você precisa saber sobre Chengdu-2021

Com o tema de “Chengdu faz os sonhos se tornarem verdade”, a cerimônia foi dividia em 12 partes, das quais três foram artísticas. Na parte protocolar, o presidente da China, Xi Jinping, abriu oficialmente os Jogos, sem se estender em discurso. O público que lotou o estádio ovacionou o líder.

Durante as partes artísticas, a organização dos Jogos Mundiais Universitários de Chengdu trabalhou com um jogo de luzes para proporcionar um grande espetáculo, que também contou com a participação do público. Os torcedores no estádio receberam bastões de led que iluminaram as arquibancadas.

Pandas roubam cena em Chengdu-2021

cerimônia de abertura dos jogos mundiais universitários chengdu-2021
Pandas acompanham time da China que é ovacionado pela torcida em desfile (Foto: Jiang Hongjing / Chengdu-2021)

De forma curta, a apresentação contou com alguns elementos da cultura chinesa, mas focou em passar uma mensagem de união através do esporte e da amizade. Essa parte da cerimônia foi marcada por muita cor e animação, em que jovens atletas dançaram uns com os outros.

O ápice da festa foi quando, enfim, diversos personagens de pandas entraram em cena. O animal é o mascote oficial da cidade e, portanto, também dos Jogos Munidais Universitários. Chengdu, aliás, é conhecida como a “capital dos pandas”.

Os pandas entraram no campo e levantaram o público. Eles dançaram junto aos jovens que por lá já estavam, numa espécie de valsa animada. Eles brincaram e se divertiram no campo. Os personagens chegaram a deixar o gramado, mas retornaram durante o encerramento, desta vez com pandas maiores, em formato de balão.

cerimônia de abertura jogos mundiais universitários chengdu-2021
Artistas chineses em cerimônia de abertura dos Jogos Mundiais Universitários (Foto: Zhang Bowen / Chengdu-2021)

A bandeira e as tochas olímpicas entraram no estádio sendo carregadas por uma série de atletas. A pira universitária é virtual, assim como vem acontecendo em eventos multiesportivos nos últimos tempos. Ela fica localizada em um telão em formato de círculo no alto do estádio. A pira foi acesa por todos os atletas que carregaram a chama.

Time UBrasil nos Jogos Mundiais Universitários

Por conta da ordem alfabética da língua inglesa, o Brasil desfilou logo no início da cerimônia de abertura dos Jogos Mundiais Universitários de Chengdu. A delegação verde-amarela, conhecida como Time UBrasil, entrou no estádio com vestimenta na cor azul anil, com detalhes em amarelo, verde e azul claro. No caso dos homens, eles desfilaram de bermuda bege, enquanto as mulheres estiveram de vestido. Todos os atletas estiveram de chinelo branco.

+Lista dos atletas brasileiros classificados para os Jogos Mundiais Universitários Chengdu-2021

Os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu acontecem entre os dias 28 de julho e 8 de agosto de 2023, mas como estavam previstos para 2021, mantiveram o nome Chengdu-2021. A competição reúne 18 modalidades e mais de cem países, sendo que o Brasil tem 155 esportistas em 11 modalidades.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Jogos Mundiais Universitários