Um dia depois de desembarcar na China, a delegação brasileira participou da abertura da Vila dos Atletas dos Jogos Mundiais Universitários de Chengdu-2021, neste sábado (22). O grupo conta com 65 pessoas, que incluem 43 atletas, de basquete, taekwondo, tênis e tênis de mesa. O Brasil foi o primeiro país estrangeiro a entrar em grande número no complexo, localizado na Universidade de Chengdu.
- Conegliano vence, e Gabi conquista o mundo pela segunda vez
- Lucas Pinheiro fica em 22º no slalom gigante em Alta Badia
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
A Vila dos Atletas abrange uma área de cerca de 800.000m², incluindo oito prédios com apartamentos e dois refeitórios, além de diversos outros edifícios que abrangem outros serviços. O complexo possui piscina olímpica, nove quadras de basquete, uma pista de atletismo e, por fim, uma academia. O local pode receber até 11.000 pessoas, entre atletas e oficiais administrativos.
A grandiosidade das estruturas impressionou a delegação brasileira, que rendeu muitos elogios à organização. Atletas, oficiais e membros das comissões técnicas chegaram à vila ainda no início da tarde chinesa, passaram pelo protocolo de fiscalização e foram recebidos pelos voluntários de Chengdu-2021. Em seguida, eles se dirigiram aos seus quartos, onde receberam diversos presentes. Além disso, os brasileiros fizeram sua primeira refeição no local horas mais tarde.
“A Vila está muito bonita, é uma estrutura de primeira linha. Os quartos estão muito bons. Nos deram muita água, todo o suporte para higiene e alguns presentes de recepção. Está um negócio bem legal. O restaurante também possui várias opções. Então, eles estão nos dando bastante suporte e estou gostando demais. O clima está bem quente, mas temos um tempo para se acostumar”, disse Jackson Xavier, atleta do tênis.
Mais sobre Chengdu-2021
Os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu-2021 acontecerão entre os dias 28 de julho e 8 de agosto. A competição reunirá atletas de cerca de 150 países. O Brasil contará com 155 atletas, em 11 modalidades (atletismo, badminton, basquete, judô, natação, saltos ornamentais, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei e wushu). Na última edição do evento, em Nápoles-2019, o país conquistou 17 medalhas, sendo cinco ouros.