A primeira leva de atletas do Time U Brasil embarcou na madrugada desta quinta-feira (20) para Chengdu, na China, onde acontecerá a 31ª edição dos Jogos Mundiais Universitários. As equipes de basquete, taekwondo, tênis e tênis de mesa deixaram o país rumo à competição, que será disputada entre os dias 28 de julho e 8 de agosto. Ao todo, 155 esportistas de 11 modalidades representarão o Brasil em Chengdu-2021.
- Brasil bate o Uruguai e se aproxima da vaga à AmeriCup
- Palmeiras abre ampla vantagem na semi da Copa do Brasil sub-20
- Thaísa Daher se diz feliz após a despedida da seleção
- Guilherme Toldo disputa seu primeiro internacional após Paris
- Estrela Vermelha perde e joga fora grande chance na Euroliga
Além dos atletas, membros das comissões técnicas e oficiais administrativos da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) integram o grupo que viajou nesta quinta. A delegação partiu do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e fará uma parada em Adis Abeba, na Etiópia, antes de seguir para Chengdu, que é a quinta maior cidade da China. A previsão total é de que a viagem dure em torno de 27 horas.
Dos 155 atletas do Time U Brasil convocados para Chengdu-2021, 41 viajaram na primeira leva. São 23 atletas do basquete, dez do taekwondo, seis do tênis de mesa e dois do tênis. O basquete, aliás, é um dos destaques da delegação brasileira. Isto porque o time masculino contempla 11 jogadores que atuam no NBB, além de Caio Pacheco, que é presença frequente na seleção brasileira.
Mais sobre os Jogos Mundiais Universitários
Anteriormente conhecida de forma popular como “Universíade”, os Jogos Mundiais Universitários são uma competição multi-esportiva que reúnem atletas com idade universitária (até 27 anos). Tradicionalmente, o evento acontece a cada dois anos, mas esta edição precisou ser adiada por conta da pandemia da Covid-19. Anteriormente, os Jogos de Chengdu deveriam acontecer em 2021.
Assim como aconteceu com a Olimpíada de Tóquio-2020, os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu mantiveram sua logo e envelopagem iniciais, sendo chamado de “Chengdu 2021”. Esta edição reunirá 18 modalidades (das quais 17 integram o programa olímpico) e a expectativa é que participem cerca de dez mil atletas de mais de 150 países.
A última edição dos Jogos Mundiais Universitários foi em 2019, em Nápoles, na Itália. Naquela ocasião, o Brasil fez a melhor campanha de sua história no evento, obtendo 17 medalhas, sendo cinco ouros, três pratas e nove bronzes. O país contou com grandes estrelas na competição, como Alison dos Santos, que viria a ser campeão mundial três anos mais tarde.
Em Chendgu, o Time U Brasil terá a presença de seis atletas que já participaram de Jogos Olímpicos, sendo cinco da natação: Brandonn Almeida, Breno Correia, Gabriel Santos, Matheus Gonche e Pedro Spajari. O outro é Matheus Corrêa, da marcha atlética. Diversos outros atletas não disputaram Olimpíadas, mas já estiveram em Mundiais Adultos de suas modalidades.