8 5
Siga o OTD

Boxe

Bia Ferreira amassa mais uma e está na semifinal em Wuhan

Bia Ferreira dá uma surra em mongol, garante mais uma medalha na carreira e está na semifinal no boxe

Bia Ferreira boxe
(COB/arquivo)

Bia Ferreira segue uma máquina de vitórias. Desta vez a vítima foi a mongol Khulan Purevdorj, cabeça de chave do torneio de boxe dos Jogos Mundiais Militares. A brasileira venceu por unanimidade incontestável nesta terça-feira (22), garantiu mais uma medalha na carreira e segue firme em busca do ouro.

A luta foi válida pelas quartas de final da competição disputada em Wuhan, na China. Com isso, Bia Ferreira (60kg) chegou nas semifinais e já tem no bolso pelo menos o bronze, já que no boxe não há disputa pelo terceiro lugar. As duas atletas que param na semi vão ao pódio.

É nada menos do que sua 25ª medalha em 26 torneios disputados. Mas ela quer mais e a próxima adversária será a norte-coreana Choe Hye Song em luta marcada para às 8h30 desta quarta-feira (23). Do outro lado da chave estão a venezuelana Krisandy Rios e a chinesa Xu Zichun. A final será às 3h de sexta (25). Ambos os horários são de Brasília.

+ Bia Ferreira é campeã mundial de boxe

Surra na mongol

Khulan Purevdorj tomou uma surra de Bia Ferreira. Os juízes deram 5 a 0 para brasileira, mas não foi só isso. Dois deles deram 30 a 26, um deu 30 a 25 e um anotou 30 a 24 para a brasileira. Apenas um viu a luta mais equilibrada e marcou 29 a 28.

+ Bia paga dívida e sai do Mundial ainda mais confiante em Tóquio

Foi a segunda vitória por “surra” da brasileira nos Jogos Mundiais Militares. A primeira contra a italiana Valentina Alberti foi parecida: 5 a 0, com dois 30 a 26, dois 30 a 24 e um 30 a 25.

No boxe olímpico são três assaltos valendo dez pontos cada. Quando o juiz vê vitória de uma atleta em um assalto dá 10 pontos para ela e, em geral, 9 para a rival. Quando dá menos de 9 para quem perde é sinal de que a superioridade foi gritante, muitas vezes por conta de abertura de contagem pelo árbitro do tablado.

Mais Brasil nos Jogos Mundiais Militares

Ainda nesta terça-feira, outras três brasileiras entraram no ringue, mas nenhuma avançou. Bárbara Santos (69kg) perdeu para a chinesa Dou Dan por 5 a 0, com quatro 30 a 27 e um 29 a 28. Flávia Figueiredo (75kg) também perdeu para uma atleta da casa, Zheng Lu, mas por 4 a 1, com dois 30 a 27 e dois 29 a 28 contra e um 29 a 28 a favor.

Grazieli de Jesus (51kg) enfrentou a russa Alexandra Kuleshova e foi derrotada por 4 a 1, sendo três 29 a 28 e um 30 a 26 contra e um 30 a 27 a favor.

No masculino, Juan Nogueira (91kg) venceu por 4 a 1 o norte-coreano Choe Wi Hyok e Felipe Sanches (60kg) fez 5 a 0 no chinês Shan Jun.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Mais em Boxe