O domingo guardou fortes emoções para quem estava torcendo pela seleção brasileira feminina de beach soccer nos Jogos Mundiais de Praia (World Beach Games). Nossas meninas entraram em campo para encarar a forte equipe do México e saíram com uma vitória conquistada na raça. O resultado garantiu a equipe na semifinal. Já os homens passaram pelos Emirados Árabes e chegaram aos mesmos seis pontos da Suíça. Ambos se enfrentam nesta segunda-feira (14/10) para definirem o 1º colocado do grupo A que, automaticamente, se classificará para a semifinal.
A partida entre Brasil e México começou do jeito que ninguém desejava. Com poucos minutos de bola rolando, as adversárias já abriram 2 a 0 no placar. As brasileiras tiveram que se equilibrar emocionalmente em campo, até que Nayara diminuiu. No entanto, as mexicanas ampliaram para 4 a 1. Foi quando a craque Dani Barboza cresceu na partida. Atenta, cobrou rapidamente um lateral na cabeça de Jasna, que diminuiu a diferença para 4 a 2. Minutos depois, Dani mostrou muita habilidade ao marcar um golaço de bicicleta.
Quando tudo parecia ir bem para o Brasil, o México teve um pênalti a seu favor. Mas o que poderia ter acabado com ímpeto das nossas jogadoras, virou um combustível. A goleira Lelê Lopes repetiu o feito da final do último campeonato italiano e pegou o chute cobrado pela jogadora mexicana. Minutos depois, Dani Barboza aproveitou um contra-ataque para invadir a área, driblar a goleira e empatar o jogo em 4 a 4.
Como no beach soccer não existe empate, o jogo foi para o tempo extra. O duelo seguiu sem gols, levando a decisão para os pênaltis.
Aí foi a vez da outra goleira brasileira brilhar. Natalie pegou dois pênaltis e a capitã Jasna cobrou o que sacramentou o resultado positivo para o Brasil, que conquistou 1 ponto e chegou aos 4 no total, o que lhe garantiu na semifinal, pois Cabo Verde e México perderam seus dois jogos iniciais.
Nesta segunda-feira (14/10), o Brasil volta a campo às 12h (hora de Brasília) para enfrentar a Espanha e definir quem será a 1º colocada do grupo A.
“Foi uma vitória na base da superação. A gente sabe do nosso potencial e não podíamos desistir de buscar o resultado até o último minuto. O grupo todo está de parabéns. Hoje foi uma vitória para mostrar como nosso grupo é forte e muito unido”, disse a camisa 11, Dani Barboza.
Bokinha e Rodrigo se destacam na vitória dos homens
A seleção comandada pelo técnico Gilberto Costa teve um jogo parelho contra a boa equipe dos Emirados Árabes. A vitória era importante para manter a seleção na primeira colocação do grupo A, o que garantiria suas chances de classificação para a semifinal até a última rodada. E assim foi feito: 7 a 5 para o Brasil.
Os atacantes Bokinha e Rodrigo marcaram duas vezes cada, e tiveram a companhia de Rafinha e Filipe na artilharia brasileira. Um gol contra completou os sete gols brasileiros.
A decisão para saber quem será o representante do grupo A na semifinal acontecerá nesta segunda-feira (14/10), às 15h (hora de Brasília), contra a Suíça, que também tem 6 pontos na competição.
“Jogamos com tranquilidade e maturidade uma partida que sabíamos que seria complicada, pela qualidade do adversário. Fiquei feliz pelos dois gols, mas o mais importante foi a vitória coletiva. Agora o foco é a Suíça”, disse Bokinha.